As cores complementares são a chave para decorar os ambientes com tons vibrantes, mas sem afetar o equilíbrio da composição. Essas tonalidades se encontram em lados opostos do círculo cromático e, apesar de contrastarem, criam uma harmonia perfeita. A seguir, confira mais detalhes e aprenda a usá-la em diferentes espaços!
O que são cores complementares
Assim como a cor laranja e azul, amarelo e roxo, vermelho e verde, as cores complementares estão posicionadas em lados opostos no círculo cromático. Isso significa que elas se complementam por possuírem tonalidades contrastantes. De um lado, estão as cores quentes – amarelo, laranja e vermelho. Do outro, estão as cores frias – roxo, azul e verde. Portanto, combinar tons quentes com tons frios resulta em uma decoração equilibrada e harmoniosa.
O que é círculo cromático
O círculo cromático é uma ferramenta que representa todas as cores perceptíveis pelo olho humano. Nele, encontramos as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) e as cores secundárias, que resultam da união de duas primárias, como o verde, que surge da mistura de azul e amarelo.
É fácil compreender a organização das cores: o círculo possui 360 graus, e as cores primárias estão equidistantes a 120 graus uma da outra, formando um triângulo. Todas as outras cores são derivadas da mistura de cores primárias. Portanto, se a união da cor amarela com azul gera o verde, os tons de verde estarão posicionados entre essas duas cores. O mesmo princípio se aplica às demais.
Cores complementares x cores análogas
Enquanto as cores complementares estão posicionadas em lados opostos no círculo cromático, as cores análogas estão localizadas lado a lado, como o rosa, o vermelho e o laranja. Elas recebem esse nome porque possuem a mesma cor base em suas composições. Ou seja, tanto o laranja quanto o rosa têm a cor vermelha em sua fórmula.
Ambas as técnicas ajudam a adicionar cores pelo ambiente de forma harmônica. No entanto, é fundamental ter cuidado ao distribuí-las pelo espaço, a fim de evitar que a decoração produza o efeito contrário ao desejado.
Como usar cores complementares na decoração: 15 projetos modernos
Por serem contrastantes, elas causam maior impacto visual. Os ambientes que recebem cores complementares mais vibrantes irradiam energia e alegria. Mas também é possível criar uma decoração mais sóbria, utilizando tons mais sutis ou aplicando as cores estrategicamente nos detalhes. Aproveite as ideias a seguir para se inspirar nas diversas possibilidades de uso.
1. As cores complementares permitem ousar na decoração
2. Seja aplicando-as em mobiliários planejados e paredes
3. Ou móveis soltos e decorativos
4. Aposte neste tom de azul com vermelho, para uma decoração sutil
5. O lavabo é o ambiente perfeito para combiná-las
6. Manter a base neutra proporciona um ambiente mais harmônico
7. Use uma das cores na parede e a outra nos detalhes
8. Aqui, o revestimento e os armários planejados ficaram delicados
9. Na sala de TV, o sofá rosa combina com os detalhes em verde
10. Misture tons pastel e escuros em uma decoração contemporânea
11. É possível criar combinações elegantes e suaves
12. Assim como joviais e modernas
13. O papel de parede amarelo e a roupa de cama roxa equilibram o visual
14. Escolha a combinação de cores que mais te agrada
15. E use a criatividade para colorir seu ambiente!
Agora que você compreende quais são as cores complementares e como usá-las na decoração, aprenda a criar uma paleta de cores original para sua casa. Anote as dicas e sugestões de ferramentas online, para manter a harmonia visual em seu ambiente.
Fonte: Tua Casa