Versão mais básica do SUV mostrou uma limitação na proteção lateral contra a cabeça dos ocupantes

O Fiat Pulse passou pela bateria de testes de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP. O resultado divulgado nesta quinta-feira (14) pelo órgão independente apontou que o SUV compacto registrou apenas duas estrelas (de um total de cinco) em segurança.

De acordo com o Latin NCAP , o Pulse tem uma limitação na proteção lateral contra a cabeça dos ocupantes. Além disso, a pontuação baixa para proteção de crianças, os lembretes de cinto de segurança traseira e o sistema de ajuda ao motorista limitado, impediram que o veículo saísse melhor no teste.

O modelo produzido no Brasil e testado pela organização foi o mais simples da gama em relação a segurança passiva. Ou seja, tinha basicamente os quatro airbags e controle de estabilidade, que são itens bem-vindos nas avaliações.

As opções mais caras que têm frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, por exemplo, não passaram pelas provas. O Pulse foi testado nas provas de impacto frontal, lateral, lateral contra poste, chicotada vertical, proteção de pedestres e testes de ESC/Moose.

Para proteção de adultos, garantiu 67,18%; para crianças, 55,81%; para pedestres e usuários vulneráveis de estrada, 45,39%; em assistências de segurança, 55,81%.

De maneira geral, o Pulse foi bem no impacto frontal e lateral. Neste último, acabou deixando a desejar na proteção pelo fato de não ter airbags de cortina. Dessa forma, de acordo com o Latin NCAP, o SUV garante proteção total apenas para os adultos do banco da frente, deixando os de trás com uma segurança limitada.

Para crianças, a avaliação foi baixa por causa da proteção limitada para a cabeça do dummy de 3 anos, tanto no impacto frontal quanto no lateral. E isso aconteceu mesmo com o uso dos sistemas de ancoragem no veículo. Segundo o Latin NCAP, “O espaço limitado para a instalação dos SRIs [Sistemas de Retenção Infantil] ISOFIX maiores e a disponibilidade dos SRIs também afetaram negativamente a pontuação de proteção infantil.

De acordo com Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, a “Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo. Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade do AEB, que precisam ser melhorados.”

 

 

Fonte: Auto Esporte