Etiquetas como Apartamento 03, Artemisi, Angela Brito e Helo Rocha movimentaram a cena em 2023 e prometem ser destaques para o novo ano
O ano de 2023 foi importante para a moda nacional. Após resquícios dos anos de pandemia mundial, o retorno definitivo ao presencial de grandes eventos, como o São Paulo Fashion Week, o Minas Trend e o Dragão Fashion Brasil Festival, além da consolidação de marcas em ascensão, como Dendezeiro e Misci. Para 2024, as etiquetas Apartamento 03, Artemisi, Angela Brito, Helo Rocha e David Lee também chegam com força e no corpo do público.
Vem prestar atenção!
Artemisi
Presente no guarda-roupa de estrelas como Luísa Sonza, Demi Lovato e Julia Fox, a Artemisi mostrou que veio para ficar. Criada pela designer Mayara Jubini, a marca reúne os principais elementos que conquistam a geração z.
Em 2023, a etiqueta estreou no São Paulo Fashion Week, na edição N56, como uma das apresentações mais prestigiadas do evento. A Artemisi se sobressai ao criar peças que dialogam com elementos da tecnologia e vanguardistas da moda.
David Lee
De Fortaleza, o designer David Lee faz parte do time de criadores que estão extrapolando as fronteiras do eixo sudestino na moda nacional. A marca homônima tem chamado atenção por criar peças autorais e estilosas com as técnicas do crochê.
O estilo urbano e utilitário de David Lee é feito com o objetivo de entregar itens confortáveis. Os acessórios também se destacam por unir tendências atuais com materiais não convencionais.
Angela Brito
Nascida em Cabo Verde, na África, mas radicada no Rio de Janeiro, Angela Brito figura entre as designers em ascensão no Brasil. A marca homônima já vestiu nomes como Taís Araujo, Camila Pitanga e Luedji Luna.
Helo Rocha
Um dos principais destaques da edição 56 do São Paulo Fashion Week foi o retorno da estilista potiguar Helô Rocha com a marca homônima. A etiqueta voltou oficialmente com uma coleção que destacou as raízes nordestinas.
Em parceria com a sócia Camila Pedroza, a label Helo Rocha promete compensar a lacuna deixada em 2017 devido ao hiato. Nos últimos anos, a estilista assumiu a linha Atelier Le Lis, da grife Le Lis Blanc, além de criar peças exclusivas; destaque para o terno da primeira-dama Janja na posse de Lula.
Apartamento 03
Fundada pelo estilista Luiz Cláudio Silva, a Apartamento 03 tem se tornado uma marca cada vez mais admirada e potente. O acabamento minucioso e o cuidado com os tecidos e texturas fazem parte das principais características da marca.
A alfaiataria desconstruída conquista o público, assim como o talento para narrar histórias por meio da moda. Em 2023, a label foi um dos destaques da edição N56 do São Paulo Fashion Week, com coleção baseada no azul waji.
A indústria fashion brasileira tem apostado cada vez mais na diversidade para potencializar o mercado. A pluralidade e o respeito às técnicas de trabalho fazem parte dos objetivos e propósitos das marcas citadas – características que devem permanecer para além das tendências em 2024.
Fonte: Metrópoles