SUV cupê passará por facelift e atualização de equipamentos e motorização entre final de 2024 e começo de 25. Entenda o que deve mudar
A Volkswagen aproveitou os últimos dias de produção em 2023 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), para montar os primeiros protótipos do Nivus renovado. A movimentação indica que o SUV cupê está perto de passar por sua primeira atualização visual desde que foi lançado no Brasil, em 2020.
Mas não se anime muito, pois o facelift não chegará ao mercado antes do último trimestre de 2024. Há grandes chances, inclusive, de que fique para 2025. Com a montagem dos primeiros protótipos inteiramente formados por componentes novos, os primeiros testes de rodagem devem começar assim que o time de engenharia voltar do recesso de fim de ano.
Conforme apurado pela Autoesporte, os protótipos do novo Nivus montados no ABC Paulista tinham um alto nível de camuflagem zebrada, pegando toda a carroceria. E todos, sem exceção, vieram com o trem de força 200 TSI automático, formado pelo motor 1.0 três-cilindros 12V turbo flex da família EA211, com injeção direta e em sua calibração mais potente, aliado à caixa de seis marchas AQ200 fornecida pela Aisin.
Assim, a chegada da tão aguardada versão esportiva GTS continua sendo uma incógnita. O mais lógico é que a VW deixe para lançá-la quando tiver na prateleira o novo motor 1.5 TSI Evo2 flex, que substituirá o veterano 1.4 250 TSI de 150 cv na fábrica de São Carlos (SP) nos próximos anos. A não ser que a própria fabricante esteja escondendo (muito bem) a sete chaves o projeto.
Como será o novo VW Nivus
Voltando a falar do novo Nivus 200 TSI, espera-se que ele receba mudanças sutis em seu desenho, aos moldes do irmão Taigo vendido na Europa. Afinal, o SUV cupê tem no design um de seus pontos mais fortes. A Volkswagen não quer perder esse trunfo.
Assim, os moldes de faróis e grade dianteira do novo Nivus não devem mudar. A novidade é que eles devem receber novos arranjos internos. O conjunto óptico dianteiro de LED, por exemplo, passaria a contar com projetores e a tecnologia matrix IQ Light. Já a grade ganharia novas divisórias internas e filete iluminado de LED.
Tudo isso na versão mais cara, que deve passar a se chamar Exclusive. As básicas, Comfortline e Highline, seguiram com faróis de LED mais simples, por espelhos, e grade convencional.
A parte traseira teria uma nova composição interna para as lanternas de LED e uma barra luminosa horizontal para interligá-las, como já acontece no Taigo. Os recortes e arranjos internos dos dois para-choques também devem mudar. Além disso, o VW Nivus 2025 deve receber novas rodas de liga leve e atualizações no acabamento interno.
Uma das possibilidades é a adoção do volante com comandos touch de Taos e Jetta. Outra é a adoção de uma versão flutuante da central multimídia VW Play, a fim de resolver de vez os problemas de superaquecimento. Os quadros de instrumentos digitais de 8 e 10,25 polegadas devem seguir compondo a lista de equipamentos, bem como os freios traseiros a disco. Mas o freio de estacionamento tende a continuar manual, por alavanca.
Com a motorização 200 TSI, que seguirá firme e forte pelo menos nas versões intermediárias, podendo ser aproveitada também pela nova configuração de topo, Exclusive, o novo VW Nivus seguirá rendendo os atuais 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível.
Segundo o Autos Segredos, o SUV cupê renovado terá uma nova versão de entrada, chamada Sense, com o motor 1.0 TSI mais manso do Polo. Neste caso, seriam 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, e 16,8 kgfm de torque. Porém, esta também não teve protótipos com carroceria definitiva montados ainda.
Caso o novo VW Nivus GTS saia mesmo do papel, seja com motor 1.4 TSI ou 1.5 TSI Evo2, terá 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático AQ250, também com seis marchas e fornecido pela Aisin.
Fonte: AutoEsporte