O excesso de sal pode gerar um desequilíbrio no funcionamento do organismo e causar grandes problemas à saúde
Componente essencial para alimentação e que dá sabor à comida, o excesso de sal pode causar efeitos negativos no organismo. Por ser um mineral necessário para o funcionamento do corpo, o sódio deve ser ingerido com frequência, mas, assim como a maior parte das matérias-primas que ingerimos, o consumo elevado pode causar um desequilíbrio na saúde.
Como o sódio está naturalmente presente nos alimentos e também é um dos temperos mais presentes na cozinha, é muito difícil diminuir o consumo do mineral no dia-a-dia, mas quando não há exageros, não causa malefícios.
No entanto, os alimentos processados, embalados e até as refeições preparadas em restaurantes costumam possuir um nível elevadíssimo da substância, tornando-se verdadeiros inimigos das tentativas de diminuir as taxas no organismo.
Outro desafio relacionado aos níveis de sódio é entender quanto de sal é exagero. Semelhante a outros nutrientes, cada organismo precisa de uma quantidade específica e, por isso, é tão importante procurar um profissional da saúde para acompanhar. Apesar dos níveis variarem de pessoa para pessoa, normalmente o consumo diário de sal deve ser menor do que uma colher de chá.
Confira 5 impactos do excesso de sal para a saúde
Pressão arterial elevada e risco cardiovascular
Com riscos de causar sérias doenças cardiovasculares, exagerar no consumo de sal aumenta a pressão arterial. O sódio retém água, aumenta o volume sanguíneo e, consequentemente, ocasiona uma pressão mais elevada nas artérias. Essa pressão alta pode se tornar um problema de saúde ainda mais grave, como as doenças cardíacas e até mesmo os acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Retenção de líquidos
A sensação de desconforto e o inchaço podem ser causados pelo sódio. O consumo elevado de sal pode levar à retenção de líquidos e afetar não apenas a aparência, mas também a funcionalidade do organismo.
Danos renais
Primordiais para a regulação do equilíbrio de líquidos e minerais no corpo, os rins também podem sofrer com o excesso de sal. Os altos níveis de sódio podem sobrecarregar esses órgãos e causar pedras nos rins e outras doenças graves, porque eles atuam como sistema de filtragem natural do corpo.
Problemas no metabolismo
O exagero no sal é capaz de causar interferências no metabolismo, inclusive o desenvolvimento de resistência à insulina. Ela ocorre quando as células não conseguem responder adequadamente à insulina – hormônio responsável por facilitar a entrada de glicose nas células – e é um precursor de diabetes tipo 2.
Formas de reduzir a ingestão de sal
Os malefícios do excesso de sódio podem ser evitados com alguns pequenos ajustes na rotina. Optar por alimentos frescos e integrais, ler rótulos para verificar o teor de sódio, evitar alimentos processados, fazer mais refeições caseiras e trocar o sal por ervas e especiarias são formas de manter uma dieta mais equilibrada.
Fonte: Metrópoles