A prevenção antienvelhecimento domina as redes sociais transformando padrões estéticos da Geração Z
Graças ao Instagram, TikTok e, é claro, ao Zoom, as pessoas passam mais tempo do que nunca olhando para seus próprios rostos. Online, elas compartilham rotinas voltadas para o “envelhecimento preventivo”, que incluem desde a aplicação de retinoides, vitamina C e protetor solar até o uso de fita no rosto à noite e a obtenção de “baby botox” na tentativa de evitar que as linhas de expressão apareçam.
A hashtag #antiageing tem 7,4 bilhões de visualizações no TikTok, por exemplo. O filtro de envelhecimento, que deu aos usuários uma visão do futuro, se tornou viral no início deste ano, gerando 24,5 milhões de postagens, incluindo de Kylie Jenner. Soluções como Frownies (basicamente, um adesivo que você dorme para suavizar rugas), almofadas de silicone antirrugas de marcas como Dermaclara, cintas para o queixo para levantar a mandíbula, fita para o rosto para “olhos de raposa” e dispositivos de radiofrequência como o NuFace estão por toda parte.
A prevenção, em vez de correção, tornou-se um mantra; eles optam por produtos de maquiagem com benefícios antienvelhecimento, como redução de linhas finas e proteção solar, e 70% usam séruns antienvelhecimento diariamente, segundo a empresa de inteligência Circana. A start-up de Botox “Peachy” disse que a Geração Z é seu grupo de crescimento mais rápido. No início deste ano, em um exemplo dramático da tendência, um TikTok intitulado “Coisas que faço para retardar o processo de envelhecimento aos 14 anos” se tornou viral.
“Esta geração está adotando a rotina de cuidados com a pele de alguém mais velho”, disse Larissa Jensen, consultora da indústria de beleza na Circana. Agora, mesmo quando pessoas na casa dos 20 anos vão ao dermatologista com outras preocupações, como espinhas, a maioria acaba direcionando a conversa para o envelhecimento.
As pesquisas e o burburinho social em torno de botox, preenchimentos dérmicos e retinol aumentaram 63% este ano, segundo a plataforma de inteligência de varejo Trendalytics. O apetite precoce da Geração Z pela beleza antienvelhecimento criou uma oportunidade para as marcas conquistarem um consumidor que historicamente não consideravam, disse Rich Gersten, co-fundador da True Beauty Ventures. Eficácia, resultados rápidos e custo estão na mente do grupo, mas ainda há muito a ser determinado sobre como suas preferências vão evoluir à medida que crescem. “É um pouco de uma geração contraditória. Por um lado, eles defendem a positividade corporal, autenticidade, credibilidade, e por outro lado, estão muito focados no antienvelhecimento. Eles usam filtros e enfatizam a perfeição”, disse Cristina Nuñez, co-fundadora da True Beauty Ventures. “Há positividade de um lado e medo do outro.”
A Geração “anti-aging”
A Geração Z está hiperconsciente e sabe mais sobre cuidados com a pele e o processo de envelhecimento do que qualquer geração anterior, disse Jensen. Com isso, a Geração Z deu ao antienvelhecimento uma reformulação centrada no bem-estar. Dylan Heberle, um consultor de 26 anos, por exemplo, vê seus cuidados com a pele como relacionados à saúde e é vigilante em relação ao protetor solar, principalmente para prevenir o câncer de pele, com o benefício adicional de evitar rugas. Ele vê seus cuidados noturnos com a pele como um hábito semelhante ao exercício.
“Isto está ligado ao surgimento do autocuidado abrangente… cuidar melhor da pele e de si mesmo”, disse Judah Abraham, CEO do incubador Slate Brands focado na Geração Z. Marcas de beleza e fornecedores estão mudando seus modelos de negócios para atender ao foco da Geração Z na prevenção e tratamento antienvelhecimento, à medida que o interesse em procedimentos cosméticos aumenta. – miniseries/E+/Getty Images A Geração Z quer retardar o processo de envelhecimento, em vez de corrigir problemas mais tarde, disse Diala Haykal, dermatologista baseada em Paris.
A popularização do “prejuvenation” — procedimentos que se concentram na prevenção — por esse grupo etário representa a mudança mais significativa na dermatologia estética nos últimos dois anos, acrescentou ela. As marcas estão criando mais produtos para atender à demanda. O volume de produtos de cuidados com a pele ou beleza que fazem referência ao antienvelhecimento aumentou 10% nos últimos dois anos, segundo a Trendalytics. As pesquisas por protetor solar triplicaram, e hoje há quase três vezes mais produtos de protetor solar no mercado em comparação com três anos atrás.
A E.l.f Beauty, focada na Geração Z, lançou um retinoide no ano passado, e a Bubble lançou um creme para os olhos em novembro. Como resultado, estão surgindo marcas específicas para peles jovens, incluindo a Btwn, uma marca de cuidados com a pele com base na ideia de que a pele adolescente não é a mesma que a pele adulta, e a Indu, uma marca de pele e maquiagem para adolescentes dos co-fundadores da Feelunique Aaron Chatterly e Richard Schiessl, com uma lista de ingredientes rigorosamente excluídos. A Geração Z também está aderindo aos injetáveis por causa de seus resultados imediatos.
Os filtros do Instagram e Tiktok
O botox, que Heberle conheceu primeiro nas redes sociais, o atraiu como um substituto potencialmente mais eficaz e menos caro para produtos que apagam linhas finas. O fato de os jovens estarem dispostos a sair à rua e fazer um “ajuste” é um desenvolvimento que não se via uma década atrás, disse Nuñez. Paul Nassif, um cirurgião plástico facial mais conhecido por suas aparições no programa “Botched” da E!, disse que viu um aumento de pessoas mais jovens buscando peelings, faciais e ocasionalmente um pouco de laser.
Em vez de trazerem fotos de celebridades quando vêm para as consultas, a Geração Z traz fotos de si mesmos — com filtro, disse Nassif. “Há essa ideia de ‘Envelhecer é um privilégio. Deixe seu cabelo ficar grisalho. Não faça botox. Não faça todas essas medidas preventivas’. Sim, envelhecer é um privilégio. Mas viver mais um ano é envelhecer. Mostrar rugas e ter cabelos grisalhos não é envelhecer para mim”, disse Heberle. Em qualquer conversa sobre a Geração Z e o envelhecimento, é impossível evitar o impacto das redes sociais.
A franqueza da Geração Z em aplicativos de mídia social ajudou a alimentar a demanda por tratamentos, disse Carolyn Treasure, co-fundadora da Peachy. Quando os membros da Geração Z recebem injeções, muitas vezes filmam o processo ou compartilham vídeos de depoimentos depois, enrugando o rosto em compilações em time-lapse para mostrar como os congela. “Os millennials apresentam essa visão idealizada do mundo. Eles dizem, ‘Vamos contar aos meus amigos no brunch’”, disse Treasure. “A Geração Z gosta muito de compartilhar sua experiência. (Eles me dizem) ‘Eu não quero ser exclusivo. Eu quero que os outros saibam disso’.”
A educação, feita principalmente nas redes sociais, desempenha um grande papel em despertar o interesse no envelhecimento preventivo, disse Jensen, com dermatologistas (e alunos do ensino médio em seus quartos) transmitindo conselhos de cuidados com a pele para as massas. Ainda assim, mais informações nem sempre significam que são precisas. Muitos jovens consumidores vêm a Ciraldo com problemas que acham que estão relacionados ao envelhecimento, mas são causados pelo uso prematuro de produtos químicos agressivos, disse ela. Também não há muita pesquisa de longo prazo disponível sobre os efeitos dos tratamentos de “prejuvenation” em um público mais jovem. Além disso, o acesso a tanta informação pode ser confuso e causar ansiedade para uma geração que ainda está se orientando no mundo. “Somos tão jovens para nos preocuparmos tanto em envelhecer”, disse Brooks.
Fonte: CNN Brasil