Ao avaliar qual a melhor escola para o seu filho, use esses critérios e você com certeza vai escolher de forma bem mais acertada
A educação dos filhos é algo importante para qualquer pai ou mãe. Afinal, ela é fundamental para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional das crianças e adolescentes. Com isso, a hora de escolher a escola para os pequenos pode gerar muitas dúvidas sobre qual será a melhor instituição.
Entre as visitas a várias instituições de ensino, é comum se perguntar quais critérios usar para se decidir. Há questões sobre o ambiente, os professores, os métodos de ensino para colocar na balança.
Diante de tudo isso, Arthur Buzzato, CEO da Escola Vereda, separou algumas dicas de aspectos que precisam ser pensados nesse momento:
Proposta pedagógica
Arthur recomenda optar por escolas que possuam uma proposta pedagógica alinhada com os valores e as expectativas da família.
“É importante ter propostas pedagógicas que abraçam a integralidade do aluno, com 8 horas por dia de carga horária, preparando-o não apenas academicamente, mas também desenvolvendo habilidades socioemocionais essenciais”, afirma.
Infraestrutura moderna e recursos didáticos
Uma boa infraestrutura e um material didático de qualidade podem ajudar muito no aprendizado das crianças e adolescentes.
Arthur explica que ainda é interessante que a escola ofereça cursos extras, como programação e inglês, visando a uma formação completa.
Envolvimento dos professores
Professores dedicados e engajados contribuem significativamente para o sucesso educacional dos alunos. Ou seja, na hora de escolher uma escola para seus filhos, procure saber sobre isso também.
Questione e busque indicações de outras pessoas sobre a qualidade do corpo docente da instituição.
Relação custo-benefício
Considere a relação custo-benefício ao escolher uma escola. Deve haver um equilíbrio, já que não adianta a instituição ser barata e de má qualidade, contudo muitas famílias não têm como pagar uma que seja boa e cara demais.
Resultados e métricas de desempenho
Confira os resultados da escola em vestibulares, índices de empregabilidade e outras métricas de desempenho. Você pode ver, por exemplo, se a instituição participa e como fica qualificada em ações e competições, como a Olimpíada Brasileira de Matemática.
Alimentação
Por fim, Arthur menciona que, em escolas que possuem período integral, é muito importante haver uma alimentação adequada oferecida aos alunos. Dessa forma, os pais terão menos uma situação com a qual se preocupar no dia a dia.