O verão é a época de pegar aquele bronze e curtir muito. Pensando nisso, conversamos com a dermatologista Anna Clara Gaspar (CRM-RJ 98217-2) para entender como deve ser o bronzeamento natural perfeito e quais os cuidados necessários, além de benefícios e dicas. Para saber isso e mais, siga a leitura!

Como funciona o bronzeamento natural

O bronzeamento natural da pele se dá através de uma boa hidratação e proteção da derme. Além disso, ocorre por meio de uma alimentação rica em betacarotenos (como laranja, cenoura e beterraba), que são conversores de vitamina A e auxiliam na produção de melanina, pigmento que dá cor à pele e a protege dos danos UV.

Benefícios do bronzeamento natural

Bronzear-se naturalmente e com os devidos cuidados promove algumas vantagens. A dermatologista nos indicou quais são. Dá uma olhada:

  • Pele saudável: uma pele bronzeada adequadamente está livre dos efeitos nocivos do sol e do câncer de pele.
  • Conversão de vitamina D: a exposição solar adequada atua na conversão da vitamina D consumida na alimentação.
  • Combate os radicais livres: isso se dá por conta da ingestão dos betacarotenos e licopenos, os pigmentos naturais presentes em alguns alimentos.
  • Prevenção do fotoenvelhecimento: para isso, é necessário que ocorra a prevenção dos raios UVA e UVB.
  • Reforço no sistema imunológico: se feita da maneira correta, a exposição solar pode promover benefícios à saúde, como o fortalecimento da imunidade.

Viu só como pegar aquele bronze pode ser ótimo? Mas, para isso, você deve tomar certas precauções. Saiba quais são a seguir!

Como fazer bronzeamento natural

Afinal, qual é a forma adequada? Nós te contamos as dicas da dermatologista. Coloque todas em prática e bora para o sol!

Invista na hidratação

Anna Clara aponta que a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia auxilia na hidratação, passo importantíssimo para uma pele bonita e saudável.

Hidrate a pele também

Invista no uso de cremes hidratantes pós-fotoexposição para não haver desidratação ou descamação da pele.

Saiba o melhor horário

O ideal é expor-se ao sol antes das 10h e/ou depois das 16h, para não prejudicar a derme.

Use e abuse do filtro solar

Sim, ele é importante no bronzeamento! Isso porque vai manter a pele protegida, dando aquele bronze saudável. Aplique meia hora antes da exposição e reaplique a cada 2 horas.

Cuide da alimentação

“É necessário que a alimentação rica em betacarotenos se inicie um mês antes da exposição solar”, diz a dermatologista. Dessa forma, há maior produção de melanina, deixando a pele mais bronzeada e combatendo os radicais livres. Assim, evitamos o envelhecimento precoce!

Seguindo as dicas e não negligenciando o uso do protetor e uma boa hidratação, você terá o bronze perfeito. Lembre-se de que o bronzeamento natural não é tão rápido, mas tenha paciência: sua pele agradecerá!

 

Fonte: Dicas de Mulher