A cor rosa é versátil e pode compor os mais diferentes estilos e ambientes. Suas nuances são perfeitas para quem deseja compor um visual fraterno e aconchegante, oferecendo um toque intimista ao design. Além disso, a tendência barbiecore vêm crescendo e esbanjando glamour com a cor da barbie na decoração de interiores. Seja em detalhes, nas paredes ou nos móveis, confira como usar as diversas tonalidades de rosa com ideias inspiradoras para sua casa:
Significado da cor rosa
A cor rosa é um tom derivado do vermelho, mas suavizado pela pigmentação com o branco, assim também é relacionada aos sentimentos. Entretanto, por ser uma opção mais suave, simboliza romantismo e ternura. Além disso, é uma cor símbolo da juventude e inocência. É muito usada no universo feminino, mas também pode compor espaços neutros e masculinos. Os tons de rosa mais claros são mais relacionados à delicadeza, enquanto os mais escuros são associados à sensualidade.
Assim, os tons de rosa são ideais para transmitirem doçura, calma e romantismo em um ambiente. São indicados para espaços como quartos femininos, de bebês e ambientes infantis e alegres, já que a cor também ajuda a dissipar pensamentos negativos e transmite sensações de otimismo e felicidade.
Tons de rosa
- Pink: um tom impactante, mas que oferece um visual aconchegante e acolhedor quando combinado com cores mais suaves. O pink também pode garantir um visual carregado de personalidade, principalmente ao lado de outras cores mais escuras.
- Rosa blush: possui a mesma tonalidade que o cosmético utilizado para corar as bochechas. Isso significa que essa tonalidade contém marrom como cor de fundo, sendo muito próximo dos tons terrosos e neutros.
- Magenta: as sensações transmitidas por este tom mais frio estão ligadas à reflexão e nobreza. Quando misturado a tons sóbrios, o magenta oferece um destaque único à decoração.
- Rosa pastel: um dos tons mais delicados da cartela, o rosa pastel transmite leveza e ingenuidade. Costuma ser utilizado em decorações de quartos infantis e em ambientes que inspirem delicadeza. É uma cor divertida quando combinada a outras cores pastéis.
- Rosa persa: também conhecido como rosa chiclete, é possível dizer que o persa é o tom mais rosa de todos os rosas. A cor transmite jovialidade e frescor, ideal para ambientes que precisam inspirar criatividade.
- Rosa-Choque: cor perfeita para adicionar um toque de romantismo à decoração, pois se trata de um tom que transmite ternura e sensualidade. O rosa-choque marca presença em quartos femininos e em detalhes impactantes da decoração.
- Fúcsia: com nuances arroxeadas, este tom representa a transformação e inspira sensações místicas, como prosperidade. Na decoração, o fúcsia pode ser aplicado em detalhes ou em uma mobília que se destaque das demais.
- Rubi: com um fundo avermelhado, este tom é muito próximo do pink. Assim, para uma proposta tom sobre tom, esta dupla é imbatível. Por ser uma cor de destaque, é utilizada para destacar detalhes, como almofadas e objetos decorativos.
O rosa possui uma versatilidade única em seus mais diferentes tons e pode influenciar no estilo decorativo. Para fazer belas composições, que tal conferir quais são as cores que mais combinam com o rosa?
6 cores que combinam com a cor rosa
O rosa é uma cor que se encaixa em diversos estilos decorativos e o que determinará o tipo de design são as combinações que você fará com ela. Veja algumas cores que combinam com rosa:
Verde
Essa combinação se torna perfeita em praticamente todos os tons destas duas cores juntas. Nas versões escuras, elas imprimem uma identidade única em decorações modernas ou clássicas, já os tons claros, como o verde pastel, complementam a suavidade e deixam a decoração delicada e jovial.
Cores neutras
Em uma decoração clean, o rosa cria um ponto de destaque suave, mas sem fugir da proposta sóbria. Portanto, a cor combina perfeitamente com a cartela neutra, que abrange o branco, bege, nude, cinza e tons claros de madeira.
Tons terrosos
O rosa é tão versátil que existe um tom dele até para marcar presença na cartela dos terrosos. E é por isso que ele combina com as outras cores desta proposta, como marrom, ocre e terracota, criando uma composição regada de personalidade.
Preto
Um ambiente cheio de estilo conta com essa combinação bombástica: o rosa e o preto. Na versão pastel, incluindo nuances de cinza no design, a composição se encaixa até em um ambiente industrial. Aliás, o preto é um equilíbrio infalível para os tons mais impactantes de rosa, como o pink.
Azul
Esta combinação é perfeita para propostas suaves, que pedem acolhimento. E engana-se quem pensa que o azul e rosa atende somente ambientes infantis ou femininos. No exemplo, repare como a sala ganhou uma decoração divertida e atual com as cores em destaque. Para propostas mais alegres, escolha tons mais claros, como o turquesa ou celeste. Já para propostas mais elegantes e sóbrias, apostes em combinações com o azul marinho ou royal.
Amarelo
Outra proposta descontraída é o casamento entre o amarelo e o rosa. Em tons pastéis, essa combinação se torna um clássico. Veja como um dormitório fica extremamente criativo com a proposta sugerida.
Além das cores, o rosa também ganha um visual marcante quando combinado com materiais metalizados, como o dourado e o cobre. Também combinam bastante com texturas naturais, como a madeira e a palha. A escolha depende unicamente da identidade do ambiente.
10 fotos de decoração com cor rosa nos mais variados designs
Inspire-se nos projetos a seguir, que contam com os diferentes tons de rosa aplicados de diversas maneiras na decoração. As inúmeras variações de estilos comprovam o quanto o rosa é uma cor democrática. Veja: