Meditar é um hábito muito bom para a saúde mental e o bem-estar; confira dicas para começar a prática sem erros

A meditação é uma prática que se trata de usar técnicas para esvaziar a mente e controlar a respiração. Assim, a pessoa que medita com frequência consegue chegar a um estado de paz de espírito e tranquilidade, diminuindo sintomas de estresse e ansiedade, entre outros benefícios.

“Essa mudança de estado mental diminui o estado de alerta, desencadeando a liberação de neurotransmissores que propiciam a sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, a “pausa” da meditação ajuda a organizar os pensamentos, facilitando a tomada de decisões e a compreensão de como andam os próprios sentimentos e emoções”, diz o psicólogo Fabio Teixeira.

Entretanto, segundo o especialista, que também é professor do Centro Universitário Newton Paiva, é comum cometer erros ao iniciar, prejudicando o processo. Um deles é a busca por resultados imediatos e a desistência quando eles não ocorrem.

“Outro erro muito comum é começar a se comparar com quem já é praticante de yoga. Cada pessoa é única e deve descobrir o seu próprio caminho e jeito de acalmar a mente”, comenta.

O psicólogo ainda cita o pensamento de que quem tem a cabeça muito agitada não consegue meditar, quando são justamente essas pessoas que precisam da prática.

Quer fugir desses e outros erros e começar a meditar da forma correta? Veja as 8 dicas de Fabio a seguir:

Qualquer pessoa pode meditar

É importante entender que qualquer pessoa pode praticar a meditação, independentemente da idade. Para cada faixa etária ela vai oferecer benefícios específicos.

Pratique onde estiver

De acordo com o especialista, não é necessário um lugar especial, como um templo ou o alto de uma montanha, para a prática. Você pode meditar no trabalho, em casa ou mesmo em uma praça púbica.

Prepare o ambiente

Um local especial não é obrigatório para começar a meditar, contudo, é bom que o ambiente esteja o mais adequado possível para facilitar a concentração. “Caso deseje ou possa, prepare o ambiente com uma luz mais fraca e uma música relaxante”, recomenda Fabio.

Lembre-se das técnicas respiratórias

Muita gente se esquece de controlar a respiração na hora de meditar, focando apenas em “esvaziar a mente”, porém elas são muito importantes. Para começar, use a técnica de concentrar sua atenção em inspirar e expirar por alguns minutos.

Comece devagar

Isso pode parecer contra produtivo, mas reservar pouco tempo para a prática no início pode ser melhor. “Ficar em silêncio de 1 a 3 minutos já é o suficiente para começar a sentir os resultados, como uma sensação de bem-estar e relaxamento. Se você se sentir confortável, poderá aumentar o tempo de prática”, explica Fabio.

Sem celular

Desligue ou silencie o celular na hora da prática. As notificações, vibrações e sons do equipamento são estímulos potentes para retirar a atenção da prática meditativa. E não é preciso desespero, já que são apenas alguns minutos!

Não se cobre muito

Não se preocupe em ser perfeito. “Pode haver dias em que conseguirá meditar com mais facilidade e outros em que estará com muitas coisas na cabeça. É necessário ir acostumando o corpo com a prática do silêncio”, ensina o psicólogo.

Use a meditação antes de momentos-chave

Há certos momentos onde uma meditação, mesmo de 3 minutos, pode ser de grande ajuda. É o caso da manhã antes de uma prova estressante. Além disso, antes de dormir também é um ótimo momento para a prática.

 

 

Fonte: AltoAstral