Modelos são mais leves, possuem sistemas de controle digitais e entregam torque e potência semelhantes aos de veículos de corrida.

Nesta semana, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulga quais foram os veículos novos mais vendidos do país. Se há uma certeza, é que nenhum dos modelos abaixo vai figurar na lista.

Ferrari, Lamborghini e McLaren estão no topo de outro ranking, o dos carros mais caros à venda no país. Com veículos que chegam a R$ 7,9 milhões, as marcas mais desejadas do mercado apresentam modelos superleves, com carroceria e interiores feitos com fibra de carbono, além de sistemas de controle interno com interface digital de última tecnologia.

Aos mais puristas, não deixam de apresentar torque e potência equivalentes aos de veículos de corrida. Em pacotes mais luxuosos, permitem até a completa personalização veículo. Em suma, oferecem tudo o que há nos sonhos dos amantes de superesportivos.

g1 compilou uma lista com alguns dos carros mais caros à venda no país. Os preços são referentes a março, e são iniciais. Podem ficar mais caros a depender do modelo do carro e de eventuais alterações e personalizações.

Veja a lista abaixo e conheça mais detalhes sobre os top 10.

1º lugar – Ferrari SF90 Spider

Ferrari SF90 Spider, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/Ferrari

A versão “spider” do SD90 Stradale da Ferrari foi lançada em 2020 e foi o primeiro híbrido plug-in do modelo feito pela marca. O carro possui um motor de combustão interna integrado a dois motores elétricos na parte da frente e um na parte traseira.

O veículo vai de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e de 0 a 200 km/h em 7 segundos. Os freios, quando acionados, conseguem fazer o carro frear de 100km/h a 0 em 29,5 metros. Sua velocidade máxima é de 340 km/h.

O carro ainda conta com uma capota retrátil que garante isolamento acústico e proteção contra o mau tempo quando é acionada, e que não se deforma em altas velocidades. A capota abre e fecha em 14 segundos, mesmo com o carro em movimento.

O painel de controle interno do veículo também é completamente digital, com tela HD que pode ser configurada por meio de comandos no volante. Há, ainda, um interruptor rotativo de controle de cruzeiro (piloto automático, que permite que o veículo mantenha uma velocidade constante), que é derivado da Fórmula 1.

2º lugar – Ferrari Purosangue

Ferrari Purosangue, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/ Ferrari

O segundo mais caro à venda no país também é uma Ferrari — ainda que não pareça. O Ferrari Purosangue, lançado em 2022, foi o primeiro carro SUV, com quatro portas e quatro bancos, feito pela marca.

O veículo possui um motor central de 12 cilindros montado na parte da frente, indo de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e de 0 a 300 km/h em 10,6 segundos. Sua velocidade máxima é de 310 km/h.

As portas traseiras possuem, inclusive, dobradiças traseiras para facilitar o embarque e o desembarque. A cabine possui quatro assentos elétricos aquecidos que acomodam confortavelmente quatro adultos.

Quando em seu lançamento, o porta-malas era o maior já feito em uma Ferrari. Os bancos traseiros ainda podem ser abaixados, dando mais espaço.

O painel de controle do motorista, que também é digital e pode ser configurado pelos comandos do volante, é quase exatamente espelhado no lado do passageiro. Assim, o acompanhante pode acessar uma série de parâmetros do veículo, normalmente reservados apenas ao motorista, tais como a pressão dos pneus, a qualidade do ar e as configurações de conforto dos assentos.

Há dois botões retráteis — um na parte da frente e outro entre os dois bancos traseiros — que permitem que cada ocupante ajuste a temperatura e o conforto dos bancos à sua preferência.

3º lugar – Lamborghini Huracán STO

Lamborghini Huracán STO, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/ Lamborghini

Ainda no pódio, em terceiro lugar, está a Lamborghini Huracán STO (Super Trofeo Omologata), lançado em 2020.

Com um motor de 10 cilindros e tração traseira, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos e de 0 a 200 km/h em 9 segundos. Sua velocidade máxima é de 310 km/h e seu sistema de frenagem é parecido aos do carro de Fórmula 1.

O veículo possui um painel sensível ao toque em seu interior que gerencia as funções do carro, incluindo o indicador de modos de direção, o sistema LDVI (Lamborghini Veicolo Dinamica Integrata), a pressão dos pneus e a temperatura dos freios.

Os proprietários do carro também podem personalizar totalmente o exterior e o interior de seus veículos, com pintura e acabamentos ilimitados.

Além disso, o carro ainda possui três modos de direção: STO (para as ruas), Tropheo (para as pistas) e Pioggia (para pisos molhados).

4º lugar – Ferrari 296 GTS

Ferrari 296 GTS, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/ Ferrari

Lançado em 2022, o quarto lugar da lista dos mais caros do país também pertence à Ferrari. O 296 GTS também é um híbrido plug-in, com um motor de seis cilindros acoplado a um elétrico.

Com isso, o carro consegue ir de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h em 7,6 segundos. Sua velocidade máxima é de 330 km/h.

O 296 GTS também possui uma capota híbrida retrátil que leva 14 segundos para retrair ou desdobrar em velocidades de até 45 km/h. Os bancos possuem um acabamento exclusivo em couro italiano.

O painel de controle do motorista é digital e pode ser configurado pelos comandos do volante. Há, também, um painel de controle do lado do passageiro, mais minimalista.

5º lugar – Lamborghini Huracán Tecnica

Lamborghini Huracán Tecnica, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/ Lamborghini

No quinto lugar, vem o Huracán Tecnica, carro com tração traseira, assento ajustável e motor de 10 cilindros da Lamborghini.

Com boa performance, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h em 9,1 segundos. Sua velocidade máxima alcança os 325 km/h.

À semelhança de seu antecessor (Huracán STO), o Huracán Tecnica também possui sistema LDVI, agora com três modos distintos de condução em suas configurações: Strada, Sport e Corsa, que alteram parâmetros de motor, câmbio e do controle de estabilidade.

O sistema também traz configurações específicas de suspensão, direção direta nas rodas traseiras e melhorias na refrigeração do freio, além de controlar todos os aspectos de dinâmica do carro, permitindo um controle em tempo real para uma melhor dinâmica de direção.

Os proprietários ainda podem personalizar totalmente o exterior e o interior de seus veículos, com pintura e acabamentos ilimitados. As opções de alteração incluem um design mais leve para a porta, arco traseiro e parafusos de roda em titânio leve e cintos de segurança diferenciados.

6º lugar (empate) – Lamborghini Urus Performante

Lamborghini Urus Performante, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/ Lamborghini

Com mais um carro no páreo, a Lamborghini também ocupa o 6º lugar entre os mais caros à venda no país com o seu SUV, o Urus Performante.

Com um motor de oito cilindros, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e de 0 a 200 km/h em 11,5 segundos. Sua velocidade máxima é de 306 km/h.

Com um grande número de peças em fibra de carbono — material que deixa o carro mais leve e ajuda a melhorar sua performance —, o veículo também investe na estética, com bancos em formato hexagonal e interior forrado de couro. Nas portas, as maçanetas são vermelhas.

Ao todo, são cinco modos de condução: Strada, Sport, Corsa e os dois novos Rally, projetados para dirigir em pistas de terra.

7º lugar (empate) – McLaren 750S Spider

McLaren 750S Spider, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/ McLaren

Empatado no sétimo lugar vem a McLaren 750S Spider. Com um motor de oito cilindros a gasolina e construção em fibra de carbono, o carro vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e de 0 a 200 km/h em 7,3 segundos.

O veículo ainda possui uma capota rígida retrátil e um sistema de proteção contra capotamento, além de ter, também, a maior parte das configurações do McLaren 750S. (veja mais abaixo)

O modelo “spider” também possui a opção de uma capota rígida retrátil feita em vidro eletrocrômico (material capaz de mudar de cor quando são ativados por meio de uma corrente elétrica).

8º lugar – Ferrari 296 GTB

Ferrari 296 GTB, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/ Ferrari

Com mais um modelo na lista, a Ferrari trouxe no 296 GTB o primeiro motor de seis cilindros acoplado em um motor elétrico e instalado em um carro de estrada.

Com tração traseira, o carro vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h em 7,3 segundos. Sua velocidade máxima atinge 330 km/h.

Uma de suas principais características está na aerodinâmica do veículo, que tem um spoiler (ferramenta que ajuda a melhorar a estabilidade e a aderência do carro ao asfalto) integrado ao para-choque. Esse dispositivo é ativado quando o carro atinge uma velocidade limite e, quando não está sendo usado, fica escondido no para-choque traseiro.

O painel de controle do carro também foi desenvolvido com uma interface completamente digital. A maior parte dos controles está localizada do lado do motorista, mas também há um painel de controle do lado do passageiro, mais minimalista.

9º lugar – McLaren 750S

McLaren 750S, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/McLaren

Com características semelhantes à sua versão “spider”, o 750S também possui um motor de oito cilindros a gasolina e construção em fibra de carbono.

Nesse caso, o carro vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e de 0 a 200 km/h em 7,2 segundos. O veículo ainda apresenta um novo sistema de elevação operado por um único botão e que eleva a frente do carro em apenas quatro segundos.

Entre as funcionalidades do sistema, o carro possui uma série de controles colocados na coluna de direção e centrados no motorista, ladeado por interruptores que controlam as configurações de suspensão e trem de força. Há, ainda, três modos de condução diferentes.

O sistema também possui o recurs MCL (McLaren Control Launcher), que permite que o motorista armazene uma combinação favorita de configurações e volte a elas com o clicar de um botão. Esse sistema permite personalizações aerodinâmicas, de dirigibilidade, trem de força e transmissão.

O carro ainda tem uma tela central de informações, que apresenta gráficos mais ricos em detalhes para aprimorar a experiência do motorista. Os sistemas de câmera traseira e “surround” também foram atualizados para ter maior definição e clareza de imagem.

O veículo pode ter o interior completamente forrado a couro, e opções de alto perfil também incluem um novo sistema de áudio premium da marca Bowers & Wilkins.

10º lugar – Lamborghini Urus S

Lamborghini Urus S, um dos carros mais caros à venda no país. — Foto: Divulgação/ Lamborghini

Por fim, no 10º lugar, vem o Urus S da Lamborghini, sucessor do Performante. Com um motor bi-turbo de oito cilindros, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e de 0 a 200 km/h em 12,5 segundos. Sua velocidade máxima alcança os 305 km/h.

O veículo possui quadro modos diferentes de condução, todos com resposta imediata de torque e balanceamento, conforme os requisitos específicos de seus seletores de tração.

O sistema do carro também permite uma navegação conectada, configurações de segurança e vários serviços de controle dentro do carro.

Serviços como o de Estacionamento Remoto, acionado pelo aplicativo Lamborghini Unica, também pode ser gerenciado pela integração com o smartphone, com aprimoramento dos controles também pelo smartwatch — incluindo a função virtual de chave do carro.

A marca também trouxe um aumento significativo de opções para personalização do carro, com novas cores, rodas e acabamentos.

Fonte: Globo.com