Decorar uma sala de jantar pequena pode ser um grande desafio. Entretanto, com soluções simples, é possível criar um ambiente prático e repleto de personalidade. Para te ajudar a compor um espaço estiloso, Júlia Gurgel, do Studio Kaffee dá ótimas dicas ao longo da matéria. Acompanhe!

Como montar uma sala de jantar pequena?
Foto de sala de jantar pequena 01 - 1

Segundo a arquiteta Júlia, na sala de jantar, é fundamental criar um local para realizar refeições, independentemente do espaço disponível. Sendo assim, as mobílias precisam ser confortáveis e funcionais. Além disso, quando se trata de metragens reduzidas, é importante pensar em peças compactas, ou seja, que não atrapalhem a circulação. Verticalizar a decoração é também um recurso muito bem-vindo. Dessa forma, é possível criar uma identidade única sem ocupar muito espaço.

O que colocar numa sala de jantar pequena?

Pensando em soluções práticas, a arquiteta da Studio Koffee lista uma série de itens fundamentais para compor uma sala de jantar. Os móveis podem ser adaptadas para um espaço pequeno sem grandes confusões. São eles:

  • Mesa redonda: embora não seja uma regra, a mesa redonda é o modelo mais indicado para uma sala de jantar pequena, pois, além de otimizar o espaço, acomoda um número maior de cadeiras.
  • Cadeiras ou banquetas: ambientes pequenos pedem móveis compactos. Portanto, a cadeira sem braços é o modelo mais indicado. Já as banquetas são práticas, pois ficam totalmente recolhidas sob a mesa enquanto não são utilizadas.
  • Buffets: dependendo do espaço disponível, um móvel para servir de apoio durante as refeições deixará esses momentos mais práticos, revela a arquiteta. Além de evitar o deslocamento até a cozinha, um buffet ou aparador cumpre mais de uma função em outros momentos do dia, como um cantinho do café ou bar.
  • Canto alemão: um excelente otimizador de espaço, pois a mesa fica rente à parede. Além disso, os bancos podem ser usados como baús de armazenamento, garante a profissional.
  • Móveis auxiliares pequenos: se o espaço não comporta um buffet, a solução é escolher móveis compactos com funções similares. Por exemplo, um carrinho bar/chá é um bom ajudante.
  • Prateleiras: quando instaladas na altura da mesa, as prateleiras podem servir de aparador. Entretanto, caso a circulação seja comprometida, opte por uma instalação mais alta. Assim, você terá um verticalizador da decoração – quadros, vasos e outros objetos são bem-vindos.

Se o seu orçamento permitir, investir em móveis planejados deixará seu projeto ainda mais pragmático. Assim, é possível obter uma estrutura totalmente personalizada sem comprometer a circulação.

Como decorar uma sala de jantar pequena

Incluir a personalidade dos moradores na sala de jantar pequena é uma missão divertida, porém cheia de detalhes. Confira algumas sugestões da arquiteta que te ajudarão a deixar o espaço mais aconchegante:

  • Para incluir alegria ao ambiente, a arquiteta diz: “adoro decorar com flores. Nesse caso, um vaso pequeno é perfeito. Um centro de mesa, como uma fruteira, também é uma ótima opção”.
  • “Passadeiras são ótimas para decorar. Elas podem ser utilizadas tanto em mesas quanto em bancadas”, explica a profissional. Além disso, são funcionais, pois protegem o tampo de acidentes cotidianos, como riscos e manchas.
  • Para a iluminação, a arquiteta aposta em um pendente. Ele cria um clima agradável tanto na mesa quanto na bancada. Uma lâmpada amarela é uma ótima aliada para obter um bom resultado.
  • A sensação de amplitude deixará a sala de jantar muito mais acolhedora. Um “espelho na parede cria essa sensação, além de ajudar a refletir a iluminação”, garante a arquiteta.
  • “Caso a sala de jantar seja conjugada com a sala de estar, gostamos de utilizar tecidos parecidos no sofá e nas cadeiras. Consideramos importante seguir a mesma paleta de cores para criar uma harmonia entre os ambientes”, finaliza Gurgel.

A decoração da sala de jantar também pode receber os toques pessoais dos moradores: uma cor na parede, quadros com artes, fotos representativas e objetos que combinem com a proposta da composição.

15 fotos de sala de jantar pequena criativas e inspiradoras

Conheça alguns projetos assinados por arquitetos que pensaram em todas as necessidades de seus clientes – da acomodação confortável ao estilo garantido. Inspire-se!

1. Na sala integrada, os nichos se transformaram em um ótimo cantinho do café
Foto de sala de jantar pequena 02 - 5
2. Veja como seguir uma paleta de cores é fundamental
Foto de sala de jantar pequena 03 - 6
3. Esta composição ganhou um charme com as cadeiras estofadas
Foto de sala de jantar pequena 04 - 7
4. O espelho em formato orgânico é a estrela deste ambiente
Foto de sala de jantar pequena 05 - 8
5. Já neste, o pendente encanta e ao mesmo tempo ilumina
Foto de sala de jantar pequena 06 - 9
6. A sala de jantar pode ficar perto da entrada principal
Foto de sala de jantar pequena 07 - 10
7. Ao lado da sala de estar
Foto de sala de jantar pequena 08 - 11
8. Ou em uma varanda integrada
Foto de sala de jantar pequena 09 - 12
9. Para otimizar espaço, o canto alemão é uma saída
Foto de sala de jantar pequena 10 - 13
10. Mesas redondas também facilitam a circulação
Foto de sala de jantar pequena 11 - 14
11. Coloque a personalidade dos moradores na parede
Foto de sala de jantar pequena 12 - 15
12. Repare como a passadeira é charmosa
Foto de sala de jantar pequena 13 - 16
13. Assim como o pendente que cria um clima intimista
Foto de sala de jantar pequena 14 - 17
14. As flores no vaso trazem alegria
Foto de sala de jantar pequena 15 - 18
15. E o espelho traz a sensação de amplitude
Foto de sala de jantar pequena 16 - 19
O importante é que a sua sala de jantar pequena fique muito aconchegante. Então, considerando as metragens do seu espaço, aproveite as inspirações acima e monte um projeto único, que tenha a sua identidade, bem como ofereça conforto e praticidade.
Fonte: Tua Casa