Marca diz que peça será mais leve e segura, além de garantir autonomia de até 1.000 km para carros elétricos

Os carros elétricos e híbridos da BYD devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias Blade ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance.

Isso porque as novas baterias devem ser mais densas, chegando até aos 190 Wh/kg. A Blade atual chega até aos 150 Wh/kg. O presidente da BYD, Wang Chuanfu, revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina.

O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga, que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, cobalto e manganês (NMC).

Os benefícios desse composto químico incluem custos menores, que impactam positivamente no preço final do carro, um ciclo de vida mais longo – com até 5.000 ciclos de carga e descarga -, e uma maior capacidade de carregamento.

Nova geração da bateria Blade já passa por testes de segurança — Foto: Divulgação

Além da eficiência, a BYD diz estar preocupada com a segurança e afirmou, de acordo com a mídia chinesa, que a segunda geração será menos suscetível a incêndios iniciados por perfurações e que já fez testes do tipo. Essa é a maior causa de propagação de chamas em veículos elétricos atualmente.

Segundo a BYD, sua bateria Blade atual é capaz de resistir a acidentes severos sem pegar fogo ou explodir, sendo chamada de bateria ultra-segura pela marca. Em 2021, a empresa anunciou que todos os seus veículos 100% elétricos viriam equipados com essa novidade, que atualmente está presente em todo a linha de veículos elétricos da marca no Brasil, do Dolphin Mini ao sedã Han.

Híbridos indo mais longe

Além da segunda geração da bateria Blade, Chuanfu também disse que a BYD está pronta para lançar a quinta geração da plataforma híbrida DM-i, que terá, segundo ele, autonomia superior a de 2.000 km. O primeiro carro com essa nova arquitetura será o BYD Qin L.

Cabe dizer que a rival Geely, por sua vez, trabalha em sua tecnologia Thor, com o objetivo de que seus carros também passem dos 2.000 km com uma recarga e um tanque de gasolina. Hoje, a plataforma atual chega aos 1.370 km. O lançamento dessa arquitetura deve acontecer na próxima geração do Galaxy.

 

 

 

Fonte: Auto Esporte