Lista traz opções entre hatch, sedãs e SUVs que fazem boas médias de consumo

Você já viu na Autoesporte diversas listas de usados em 2024, que vão desde os mais baratos, na faixa dos R$ 30 mil, até pouco mais caros. Já desvendamos SUVs, picapes, carros de sete lugares e automáticos. Até explicamos se vale a pena investir em modelos seminovos blindados. Mas hoje, separamos uma lista com cinco veículos híbridos com preços a partir de R$ 60 mil, para quem deseja economizar (bastante) combustível.

Ford Fusion

Ford Fusion Hybrid Titanium 2018 pode ser achado na faixa dos R$ 115 mil  — Foto: Divulgação

O Ford Fusion foi lançado no Brasil em 2006, mas a segunda geração chegou apenas em 2012, seis anos depois. O modelo, que veio importado do México, era equipado com motor quatro cilindros 2.0 naturalmente aspirado de ciclo Atkinson, combinado a um propulsor elétrico. Com esse conjunto, a potência combinada é de 190 cv e 24,5 kgfm de torque.

No consumo, o sedã da Ford rende médias de 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, de acordo com a fabricante. Ou seja, faz bons números, embora seja um carro com manutenção mais cara e complicada por conta da falta de peças e o valor alto da bateria, como já explicamos na Autoesporte. Por isso, é sempre necessário fazer uma boa avaliação.

Em uma breve busca, o Fusion é encontrado com preços a partir de R$ 69.990, no modelo/ano 2013/14. Entretanto, se a ideia é ter um veículo mais recente, pode-se encontrar unidades 2018 disponíveis na faixa de R$ 115 mil.

Toyota Prius

Toyota Prius tem opções mais em conta nas plataformas, com preços a partir de R$ 60 mil  — Foto: Divulgação

Com presença cravada na lista de híbridos econômicos, o Toyota Prius não poderia ficar de fora. Afinal, também foi fundamental para que a marca japonesa avançasse pelo Corolla com motor flex, lançado em 2019.

Seu motor 1.8 desenvolve 99 cv a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque a 4.000 rpm. Combinado ao motor elétrico, o sedã entrega 122 cv e 16,6 kgfm totais. Com esse conjunto, o Prius pode marcar 18,9 km/l no ciclo urbano e 17 km/l no rodoviário, com uma autonomia máxima de 813 km na cidade.

Você encontra esse modelo mais novo, 2018 por exemplo, por cerca de R$ 90 mil. Entretanto, é possível encontrar versões mais antigas com preços menores, como R$ 60 mil.

Lexus CT 200 H

Lexus CT 200h tem autonomia de 700 km no ciclo urbano  — Foto: Divulgação

Quando falamos dos carros híbridos mais em conta, o CT200h da Lexus é figurinha carimbada. O hatch médio foi vendido no Brasil por um bom tempo e deixou muitas opções de ano e quilometragem.

Sob o capô, traz o conjunto híbrido de outro modelo que fez muito sucesso e está nesta lista: justamente o Toyota Prius. Ou seja, une o motor 1.8 a uma unidade elétrica. Os números combinados são de até 136 cv e 26 kgfm. De acordo com o Inmetro, o CT200h pode marcar até 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Sua autonomia total no uso urbano pode passar de 700 km.

Considerando que as unidades mais antigas (2014) do modelo custam em torno de R$ 80 mil, trata-se de uma excelente opção de híbrido. Já as configurações mais novas podem alcançar a faixa dos R$ 130 mil.

Mini Countryman

Mini Cooper S E Countryman é um dos modelos mais caros da lista  — Foto: Divulgação

Atualmente, a Mini cobra a partir de R$ 292.990 pelo Countryman híbrido plug-in. A versão seminova também não é barata, mas está mais em conta que o modelo 0-km. Em uma busca mais profunda, achamos opção ano 2022/23 disponível por R$ 239.890. Nas configurações mais antigas, de 2020, por exemplo, o preço cai para R$ 225 mil (em média).

O SUV tem motor 1.5 turbo de três cilindros atrelado a um motor elétrico traseiro. A potência combinada é de 224 cv e 39,3 kgfm. O consumo do Mini Countryman híbrido é positivo. De acordo com o Inmetro, o modelo pode render 23,3 km/l na cidade e 27 km/l na estada. Uma das maiores médias da lista e uma excelente opção para quem deseja economizar combustível.

Volvo XC40

Volvo XC40 tem motor 1.5 turbo  e outro elétrico — Foto: André Schaun

O Volvo XC40 está presente no Brasil apenas em versão elétrica atualmente, por R$ 342.950. No entanto, já teve uma passagem no país em configuração híbrida por volta de 2021. O SUV era equipado com um conjunto que unia o motor 1.5 turbo três cilindros com uma unidade elétrica. Juntos, ofertavam 262 cv de potência e 43,4 kgfm de torque. O câmbio era automatizado de sete marchas.

No consumo, o modelo faz cerca de 24,5 km/l no ciclo urbano e 22,3 km/l no rodoviário. Ou seja, une economia de combustível a uma proposta mais luxuosa, e sem perder desempenho.

Nos sites de revenda, o XC40 híbrido pode ser encontrado entre os anos 2020 e 2021 por cerca de R$ 225 mil a R$ 240 mil. Entretanto, há unidades com maios quilômetros rodados que podem custar na faixa dos R$ 209 mil.

 

 

 

Fonte: Auto Esporte