Até o momento, 114 cidades gaúchas foram afetadas e ao menos 10 pessoas morreram em decorrência das chuvas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2) após os fortes temporais que atingiram o estado.
Na última quarta-feira (1º), Lula conversou com o governador Eduardo Leite (PSDB) e disse que iria pessoalmente para verificar “a situação e o trabalho conjunto dos ministros com o governo federal”.
Lula e Leite se encontrarão a partir das 9h45 na Base Aérea de Santa Maria, a cerca de 296 quilômetros de Porto Alegre. Junto com eles, estará uma comitiva de ministros, formada por:
- Paulo Pimenta, da Secretária de Comunicação da Presidência (Secom),
- Waldez Goes, da Integração Regional,
- Rui Costa, da Casa Civíl,
- Renan Filho, dos Transportes.
Reuniões em Santa Maria
A viagem terá início em Santa Maria, na região central do estado. Segundo Paulo Pimenta, em função das condições climáticas, o presidente fará reuniões com as autoridades envolvidas na cidade e vai analisar a possibilidade de sobrevoar outras regiões do Rio Grande do Sul.
O governo informou que mobilizou 300 homens do Exército, equipamentos para botes salva-vidas e oito helicópteros para atender as demandas das prefeituras.
Mortes
O balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde da quarta-feira revela que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas chuvas, que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos 10 mortes foram confirmadas.
Os locais mais afetados pelos temporais são a região central do estado e os vales do Caí e do Taquari.
Fonte: CNN Brasil