Sedã de luxo dobra capacidade da bateria e roda 61 km sem gastar gasolina

A gama da nova geração do BMW Série 5 cresce no Brasil. Depois da versão elétrica i5, a marca alemã agora traz a variante híbrida ao mercado nacional, a 530e M Sport. O sedã sai por R$ 574.950, tem 299 cv e média de consumo combinado de 27,3 km/l, o que o torna um dos carros mais econômicos do país.

Para mover os 5,06 m de comprimento do sedã, a BMW volta a escalar o motor 2.0 turbo que trabalha em conjunto a uma unidade elétrica. Juntos, fornecem 299 cv de potência (7 cv a mais que o antecessor) e 45,9 kgfm de torque (3,1 kgfm extras). Com este trem de força, o 530e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h — usando apenas o modo elétrico é possível chegar a 130 km/h.

BMW 530e M Sport tem detalhes prateados na traseira para se diferencias do elétrico i5 — Foto: Divulgação

Em termos de consumo de combustível, segundo o Inmetro, o Série 5 híbrido faz 26,9 km/l (cidade) e 28,6 km/l (estrada). Já a autonomia elétrica é de 61 km (5 km a mais que antes). Já a eficiência energética do modelo é de 0,73 MJ/km, uma das melhores do país para ao segmento.

BMW 530e M Sport agora carrega até 7,4 kWh em corrente alternada (AC) — Foto: Divulgação

A melhora nos números é graças à nova bateria, que quase dobra de tamanho: de 10,4 kWh para 19,4 kWh. Em corrente alternada (AC), o BMW consegue receber cargas de até 7,4 kWh. Os primeiros compradores receberão dois carregadores, sendo um portátil de até 11 kW e um wallbox de até 22 kW.

Por fora, o 530e M Sport é parecido esteticamente com o i5. A grade com contorno iluminado está lá, mas não é fechada como no sedã elétrico — barras verticais cromadas dão o toque refinado.

BMW 530e M Sport tem interior do i5, mas volante vem do iX — Foto: Divulgação

Por dentro, o 530e M Sport também lembra o i5, com a tela curva que integra o painel de instrumentos de 12,3 polegadas e a central multimídia, de 14,9″. Ainda é possível controlar as funções do carro por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio de (poucos) botões no console central. O sedã híbrido plug-in ainda estaciona sozinho (sem o motorista precisar acelerar ou frear), tem chave virtual ou até acesso remoto, assistente de voz (Alexa) e som premium Harman Kardon com 12 alto-falantes.

 

 

 

Fonte: Auto Esporte