Sergipe é o menor de todos os estados brasileiros. Então pode-se imaginar que os passeios próximos a Aracaju, a capital, fiquem realmente não muito distantes. Uma hora de viagem e já se chega a paraísos de águas transparentes, areia branca e muitos coqueiros, como é o caso da Praia do Saco (SE) e Mangue Seco (BA). Com pouco mais de 20 quilômetros de estrada, é possível conhecer municípios históricos tombados pelo IPHAN, como Laranjeiras e São Cristóvão.
E tem ainda a tranquilidade da Lagoa dos Tambaquis, o Parque dos Falcões, que é santuário de preservação de aves de rapina, a Foz do Rio São Francisco e também a região do Cânion do Xingó, cujas águas represadas levam a um passeio inesquecível por entre os paredões avermelhados do Velho Chico.
Os 7 melhores passeios próximos a Aracaju
Confira a seguir um pouquinho mais sobre os passeios próximos a Aracaju e, no fim do post, a listagem das cidades e dos pontos turísticos com todos os detalhes de como ir, o que fazer e também estimativas de preços.
1. Praia do Saco (Sergipe)
Setenta quilômetros ligam Aracaju a um dos mais belos litorais do Sergipe: a Praia do Saco, no município de Estância, já na divisa com a Bahia. As cores e paisagens já são bem diferentes das encontradas na orla da capital. Por ali, a água cristalina tem tons verde-azulados, a areia é branquinha e os coqueiros, manguezais e restingas completam a paisagem.
Além de descansar na estrutura dos restaurantes à beira-mar, os visitantes da Praia do Saco também podem fazer passeios de barco pelos incríveis bancos de areia que se formam no encontro do Rio Real com o Oceano Atlântico, visitar a vizinha Mangue Seco (já na Bahia) e também andar de buggy pelas dunas, de onde se tem vistas incríveis, sobretudo no pôr do sol.
2. Mangue Seco (Bahia)
Basta atravessar o Rio Real, que faz a divisa entre o Sergipe e a Bahia, para conhecer os encantos de Mangue Seco. O vilarejo de pescadores tem cenários formados por rio, mangues, mar, dunas, coqueiros e áreas de restinga. Um pequeno paraíso que inspirou o escritor Jorge Amado no romance Tieta do Agreste — e que, mais tarde, serviu de cenário para as gravações da novela de mesmo nome, uma das mais clássicas produções brasileiras. Sem se distanciar muito da vila, é possível caminhar até a Ilha de Tieta, um banco de areia que se forma na maré baixa. Subir até a duna do farol também rende vistas incríveis. Mas é no passeio de buggy que o visitante conhece mais da região, explorando diferentes dunas e, chegando, ao fim, na praia de Mangue Seco.
3. Cânion do Xingó (Rio São Francisco)
De todos os destinos, este é o menos próximo de Aracaju. São mais de três horas até Canindé de São Francisco, de onde partem os passeios de catamarã para o Cânion do Xingó. Ainda assim, esse é, com certeza, um dos destinos mais procurados por quem visita a capital sergipana. Navegar nas águas esverdeadas do cânions do São Francisco só se tornou possível após a represa do rio. Hoje, o Cânion do Xingó ocupa o quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo. Os passeios de catamarã duram três horas e levam até o Paraíso do Talhado, um local rodeado de paredões vermelhos, onde é possível se refrescar e fazer pequenas incursões até a Gruta do Talhado, um corredor estreito, de cores incríveis.
4. Lagoa dos Tambaquis
A cerca de 50 quilômetros de Aracaju, em Estância, está a Lagoa dos Tambaquis, que se formou com a água da chuva e virou morada de centena de tambaquis, peixes que foram ali colocados por moradores da região. Hoje são vários os restaurantes no entorno da lagoa. Praticamente todos eles trabalham no sistema day use, oferecendo estruturas como piscina, caiaques, stand up paddle, redes aquáticos e serviço de bar e restaurante.
5. Foz do Rio São Francisco
As agências de turismo de Aracaju também costumam oferecer o transfer até a divisa do Sergipe com Alagoas e o passeio de barco na Foz do Rio São Francisco. Durante a navegação, os visitante passam por diversas ilhas fluviais e também por Piaçabuçu (AL), município que serviu de cenário para a gravação do filme Deus é Brasileiro e também para a novela Velho Chico. No encontro do rio com o mar, é possível acompanhar o fenômeno conhecido como pororoca e, próximo às dunas da reunião, há uma parada para banho e compra de artesanatos. O passeio na Foz do Rio São Francisco custa, em média, R$ 180 por pessoa.
6. São Cristóvão e Laranjeiras
São Cristóvão, além de pacata e charmosa, é a quarta cidade mais antiga do país e a primeira capital de Sergipe. Só perdeu o posto de cidade mais importante do estado em 1855, quando Aracaju foi fundada. Nossa sugestão é que você visite a cidade e todos os prédios históricos, alguns tombados pelo IPHAN, na companhia de um guia turístico, que fará toda a explicações e também contará curiosidades sobre a cidade. Em São Cristóvão, não deixe de provar dois doces tradicionais: o bricelet e a queijada.
Também a menos de 30 quilômetros de Aracaju, está outro destino histórico: Laranjeiras, menor do que São Cristóvão, mas de importância igualmente reconhecida pelo IPHAN. A cidade foi um importante berço de luta pela defesa da República e também de movimentos pela Abolição da Escravatura. Passear por lá inclui visitas às igrejas, ao Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, Museu de Arte Sacra, mercado público e muito mais.
7. Parque dos Falcões
Outra opção de passeio próximo a Aracaju é o Parque dos Falcões, no município de Itabaiana. O parque é um santuário de aves de rapina e atrai muitos turistas interessados nos animais e nas paisagens deslumbrantes do espaço. As agências de turismo de Aracaju oferecem o translado até a atração, distante cerca de 50 quilômetros da capital sergipana.
Se o planejamento da sua viagem inclui uns dias para visitar destinos próximos de Aracaju, não deixe de ler todas as nossas dicas.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Aracaju
- NB Hoteis
- Hotel da Costa By Nobile
- ARCUS Hotel By Atlântica
- Aquarios Praia Hotel
- ibis budget Aracaju
Fonte: Melhores Destinos