Marca promete autonomia de 355 km com duas versões de bateria e tinta feita com pneus reciclados
Os carros compactos elétricos estão em alta na Europa e até o final deste ano um novo concorrente chegará ao mercado, o Hyundai Inster. O pequeno hatch de linhas ousadas mira o Dacia Spring, o Renault Kwid E-Tech deles, com quase o dobro de autonomia com uma carga.
São duas versões com motores e baterias diferentes. A mais barata Standard tem capacidade de 42 kWh e potência de 97 cv. O alcance prometido é de 300 km (WLTP). A chamada Long-Range usa um conjunto de bateria de 49 kWh e motor de 115 cv. O alcance é de 355 km. Lembrando que a autonomia máxima do Dacia Spring é de somente 183 km.
A recarga da versão Standard demora 4h em carga AC 16A. A Long-Range demora meia hora a mais. Em carga rápida DC, aos duas vão de 10% a 80% em 30 minutos com saída mínima de 120W.
O Inster é bem pequeno com 3,82 metros de comprimento, 1,61 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos de 2,58 m indica um bom aproveitamento interno do espaço. Ele é menor que o Hyundai HB20, que tem 4,02 m de comprimento, 1,72 m largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos.
O desenho do Inster segue o do Casper com alguns detalhes de diferença. Mantém as linhas retas com colunas grossas entre as janelas e para-lamas abaulados. As maçanetas das portas traseiras ficam escondidas para dar a impressão de ser um carro duas portas.
A frente traz faróis redondos embutidos na simulação de grade. Acima deles, o DRL quadriculado segue o padrão dos elétricos da Hyundai. A traseira também tem lanternas quadriculadas logo abaixo da janela. Ao lado da placa, luzes circulares mantêm o padrão visual da dianteira. Segundo a montadora, as partes em preto brilhante são feitas com tintas recicladas feitas a partir de pneus usados.
O interior também traz partes pintadas com essa tinta, tecidos feitos com garrafas PET recicladas e materiais de bio polipropileno extraído da cana-de-açúcar.
O painel de instrumentos com tela de 10,25 polegadas fica atrás do volante, com a central multimídia do mesmo tamanho foi colocada em uma posição mais elevada. O console central fica mais alto para deixar os comandos do ar-condicionado digital mais à mão do motorista. Há ainda carregador sem fio para celulares e bancos aquecidos.
O lançamento será feito primeiro na Coréia do Sul, quando mais detalhes serão divulgados. Depois o Inster será vendido na Europa até o final do ano e em mercados do Oriente Médio e da Ásia. A América do Sul, por enquanto, está fora dos planos da marca.
Fonte: Auto Esporte