Modelo exclusivo da China terá duas versões e se destaca pelo forte apelo visual; confira os detalhes
A Volkswagen tem muitas joint-ventures na China, onde dezenas de modelos são produzidos por marcas diferentes. Nesta semana, a fabricante alemã anunciou o lançamento do SUV elétrico ID.UNYX, feito em parceria com a empresa local Anhui. Pelo design da carroceria, é quase um Nivus sem motor a combustão, mas bem maior.
Este é o primeiro de cinco modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen Anhui até 2027. Os novos carros da joint-venture se distinguem pelo logotipo “VW”, que adota a tonalidade dourada na carroceria.
O SUV foi mostrado no Salão de Pequim de 2024 sem a divulgação de informações técnicas. Agora, sabemos que o ID.UNYX tem 4,66 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m de altura e 2,76 m de distância entre-eixos. Seu porte é semelhante ao do Audi Q5, mostrando que o novo SUV vai concorrer com modelos premium.
O apelo visual é uma forte característica do novo SUV, que tem ares de crossover por conta da carroceria arrojada e das rodas de 21 polegadas com estilo esportivo. Imagens do interior ainda não foram divulgadas.
Duas opções mecânicas estão disponíveis. A mais simples tem motor elétrico dianteiro capaz de desenvolver231 cv de potência. Já a versão topo de linha adiciona um motor traseiro e entrega 340 cv com tração integral.
Ambas têm baterias de íons de lítio de 82,4 kWh, que proporcionam 621 km de autonomia na versão de entrada e 565 km na configuração topo de linha no ciclo chinês de medição. Informações como tempo de recarga e compatibilidade não foram divulgadas.
Preços, versões e pacote de equipamentos serão divulgados próximo do lançamento previsto para o terceiro trimestre. Entretanto, o ID.UNYX será vendido exclusivamente no mercado chinês.
Cabe dizer que a Volkswagen Anhui é uma joint-venture recente da marca alemã na China. Ela foi inaugurada em 2017 com foco no desenvolvimento de carros elétricos, inicialmente com amplo envolvimento da Jac Motors — tanto que cada marca detinha 50% das ações. Anos depois, a Volkswagen adquiriu uma parte da fatia da Jac e totalizou 75% de share.
Fonte: Auto Esporte