Quando se fala sobre saúde da mulher e cuidados com o corpo, o uso do sabonete íntimo é um assunto polêmico – há quem goste e há quem passe bem longe. No entanto, se usado corretamente, o produto é indicado inclusive por ajudar a manter o pH da vulva dentro dos níveis normais. A cirurgiã especializada em dermatologia Carla Goes falou sobre o assunto e explicou um pouco sobre esse produto. Acompanhe na matéria!
Para que serve o sabonete íntimo?
Carla explica que, “diferentemente do sabonete em barra comum, o sabonete íntimo garante a higienização da pele e hidratação na medida certa. Sua fórmula geralmente contém glicerina e ácidos graxos, que evitam a retirada exagerada de gordura da pele. Isso garante a defesa da flora vaginal e, consequentemente, ajuda na proteção da saúde da região íntima”.
Os melhores sabonetes íntimos segundo a dermatologista
Em dúvida sobre qual opção comprar? Carla indicou produtos que podem ser parte da rotina e com ótimo custo-benefício. Além disso, ela também sugere que você converse com sua dermatologista ou ginecologista caso deseje um produto manipulado, feito exclusivamente para você.
Vale comentar que o uso desse produto é um pouco polêmico. Alguns ginecologistas não recomendam, mas é preciso lembrar que ele foi feito para limpar a pele, ou seja, a parte externa da vulva. Você não deve passar o sabonete na vagina.
Dúvidas sobre sabonete íntimo respondidas
Para desmistificar este mundo do sabonete íntimo, o Dicas de Mulher trouxe para a dermatologista questionamentos muito comuns sobre o tema. Confira as respostas de doutora Carla e aproveite para tirar suas dúvidas:
Dicas de Mulher: o sabonete íntimo é prejudicial à saúde íntima?
Carla Goes: não, porém o uso do produto deve ser externo, pois controla condições específicas que existem na região íntima. Ele ajuda a regular o pH da pele e no controle de odores, além de manter a hidratação.
O sabonete íntimo pode ajudar com candidíase?
Existem sabonetes íntimos que podem atuar na candidíase, aliviando a coceira e o incômodo vaginal, porém só podem ser usados até 3 vezes ao dia. Após o uso, é preciso enxaguar abundantemente.
O sabonete íntimo pode ajudar com odor e coceira na região íntima?
Sim, pode ser usado para controle de odor e coceira na vagina. No entanto, é importante fazer uma visita ao médico se for um odor forte e um corrimento que manche a calcinha.
O sabonete íntimo ajuda com o corrimento?
Não. Como se trata de um produto de uso externo, não irá atuar na redução de corrimentos. Nesse caso, é importante marcar uma consulta com a ginecologista.
Quais são os benefícios de usar sabonete íntimo?
O principal benefício está em manter o pH da região íntima balanceado, entre 4,5 e 5,5. Além disso, também hidrata e protege a pele, podendo ser usado todos os dias, sempre na parte externa da vulva.
O sabonete íntimo se revela não apenas como um aliado da higiene íntima, mas também como um guardião da confiança e do bem-estar, promovendo o autocuidado. Converse com sua dermatologista e ginecologista de confiança e, se gostar da ideia, inclua o produto em sua rotina.
Fonte: Dicas de Mulher