Em agosto, foram produzidos quase 250 mil veículos; a marca não era registrada desde outubro de 2019

A indústria automotiva brasileira segue crescendo. Além dos mais de R$ 70 bilhões em investimentos anunciados pelas fabricantes só em 2024, a produção atingiu o melhor patamar desde antes da pandemia.

Em agosto, saíram das linhas de produção do Brasil 259.613 carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. A marca não apenas é a melhor do ano, como também a mais alta desde outubro de 2019. Na comparação com agosto de 2023, houve crescimento de 14,4%. Já em relação a julho, então recorde do ano, o crescimento foi de 5,2%. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No acumulado do ano, já foram produzidos 1.644.215 veículos, superando em mais de 100 mil unidades a produção do mesmo período de 2023. Em porcentagem, a alta é de 6,6%.

Mais gente empregada

E não é só a produção da indústria que está crescendo. Há mais gente trabalhando nas fábricas de veículos no Brasil. Ainda de acordo com a Anfavea, atualmente, há 105,8 mil trabalhadores contratados pelas associadas da entidade. É o oitavo mês consecutivo que há mais gente sendo contratada do que demitida na indústria automotiva brasileira.

E também representa o maior número de funcionários desde julho de 2020, quando o setor enfrentava a maior crise da história, por conta da pandemia do coronavírus. A tendência é que o emprego na indústria siga em alta. Nos próximos meses, BYD e GWM devem inaugurar suas fábricas em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP).

 

 

 

Fonte: Auto Esporte