Está em dúvida sobre a cor do piso? A nossa dica é investir no atemporal piso branco. Afinal, o branco é neutro, versátil e transmite sofisticação. É a opção ideal para incluir no projeto de ambientes compactos, porque ajuda na iluminação e cria a sensação de um espaço maior.

Quais são as vantagens e desvantagens do piso branco?

É essencial avaliar as vantagens e desvantagens de investir em piso branco para escolher o que melhor se adapta à rotina. Se ainda houver dúvidas, confira nossa lista com os principais prós e contras de ter um espaço com esse tipo de revestimento!

Vantagens:
  • variedade: o piso branco está disponível em diversos materiais, como porcelanatos, cerâmicas, laminados, entre outros;
  • versatilidade: branco é uma cor universal que combina com qualquer estilo de decoração, seja clássico, escandinavo ou rústico;
  • amplitude e organização: além de fazer com que o espaço pareça maior, o piso branco realça a sensação de limpeza e organização;
  • atemporalidade: um piso branco nunca sai de moda, o que te ajuda a manter o um visual atual por muitos anos.

Desvantagens:
  • sujeira: qualquer sujeira no piso branco é fácil de perceber, o que exige limpeza frequente para mantê-lo impecável. Na cozinha, pode amarelar por conta da gordura;
  • manutenção: para garantir durabilidade, o piso branco deve ser de alta qualidade. Isso pode implicar em um custo mais elevado, além de cuidados frequentes para preservar a sua aparência ao longo do tempo.
Quais são os principais tipos de piso branco?

Agora vamos conhecer alguns dos modelos mais usados de piso branco para sua casa. Veja!

Piso branco cerâmico

O piso branco cerâmico é uma opção acessível para quem busca uma casa iluminada. Ele está disponível em diferentes tamanhos e acabamentos, como polido, acetinado e fosco, oferecendo variedade para se adequar a diferentes necessidades e estilos.

Uma dica importante, no entanto, é evitar o piso cerâmico polido em áreas molhadas, pois ele se torna escorregadio. Para banheiros, prefira o acabamento fosco e antiderrapante, que oferece mais segurança e praticidade no dia a dia.

Piso branco de porcelanato

O piso branco de porcelanato é um revestimento que passa por um processo complexo e sofisticado de fabricação, o que o torna mais resistente e duradouro. Além de elegante, oferece uma vasta variedade de modelos, como imitações de mármore, madeira e cimento queimado. Tem opções para todos os gostos!

Recomendamos o porcelanato acetinado para o seu projeto. Esse acabamento levemente brilhoso é fácil de limpar e pode ser utilizado em todos os ambientes, incluindo banheiros.

Piso branco laminado e vinílico

Para quem busca praticidade, o piso laminado branco e o vinílico branco são boas opções. O laminado é feito de derivados de madeira e oferece um toque confortável e aparência realista, mas não é resistente à água, o que limita seu uso em áreas úmidas.

Saiba que existem pisos vinílicos resistentes à água. A Durafloor, por exemplo, tem modelos feitos de PVC 100% reciclável e que são recomendados para banheiros e cozinhas.

Piso de cimento queimado branco

O piso de cimento queimado branco é perfeito para ambientes minimalistas e modernos. Afinal, sua tonalidade suave facilita a manutenção e se destaca como uma ótima opção para cozinhas e salas.

Saiba, no entanto, que contratar uma empresa especializada nesse acabamento é essencial para garantir um resultado impecável, tanto em áreas internas quanto externas.

Piso branco e preto

Que tal usar o clássico piso branco e preto para decorar a cozinha ou a sala de estar? Sua cozinha até pode ganhar ares retrôs com ajuda do piso branco e preto. Mas, se a ideia é ter um ambiente mais clássico, você também pode comprar um piso que imita mármore branco e tenha desenhos em preto. A decoração fica linda!

Também vale lembrar que as áreas molhadas precisam contar com o piso branco antiderrapante para evitar acidentes em casa. Não importa qual seja o modelo, sempre opte pelo piso branco antiderrapante.

Como limpar o piso branco?

Para limpar e manter diferentes tipos de pisos brancos, como cerâmico, porcelanato, laminado, vinílico e cimento queimado, siga as orientações gerais a seguir!

Varrer ou aspirar regularmente

Remova poeira e sujeira para evitar riscos, especialmente em pisos de porcelanato e cerâmica. Utilize uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador com bocal apropriado.

Mopagem úmida

Use um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro para limpar o piso. Evite produtos abrasivos e não aplique água em excesso, especialmente em pisos laminados e vinílicos, que podem ser danificados por umidade excessiva.

Limpeza de manchas

Para manchas mais difíceis, é essencial seguir as recomendações do fabricante e usar produtos adequados ao tipo de piso. Isso garante que a superfície seja limpa de forma eficaz, sem danificar o material ou comprometer sua durabilidade.

Secagem rápida

Seque imediatamente o piso branco após a limpeza para evitar manchas de água, especialmente em pisos de porcelanato polido e cimento queimado. Para pisos laminados, essa etapa é essencial para evitar deformações.