Entenda o que fazer em casos de problemas com a companhia aérea, como bagagens extraviadas e cancelamento de voos
Viajar é sempre maravilhoso, porém às vezes o passeio começa com momentos de stress quando há algum problema com o voo até o destino. Seja um atraso, um cancelamento de voo ou um extravio de bagagem, existem vários problemas que podem acontecer com a companhia aérea, e é importante já saber antes como resolvê-los se eles ocorrerem.
Robert Beserra, especialista em direito aéreo, explica que, em qualquer problema que seja, uma das principais medidas é manter toda a documentação do voo em ordem. “Guarde os documentos relacionados ao seu voo, como bilhetes, comprovantes de pagamento e comunicações com a companhia aérea. Eles são fundamentais para formalizar uma reclamação”, explica.
Além disso, depois de registrar uma reclamação, é sempre importante acompanhá-la. “Se você não receber uma resposta dentro do prazo estabelecido, entre em contato novamente para cobrar um posicionamento. Em alguns casos, pode ser necessário escalar a reclamação para órgãos reguladores ou buscar assistência jurídica”, alerta Beserra.
Lembrar de que as leis podem variar dependendo do país e do tipo de voo também é importante. Mas, para além dessas dicas mais gerais, o especialista também tem algumas recomendações para casos específicos de problemas com a companhia aérea que são bastante comuns.
Veja e conheça os seus direitos em cada caso:
Atraso no voo
O primeiro passo é estar bem-informado sobre seus direitos em caso de atraso de voo. Dependendo da duração do atraso e das circunstâncias, você pode ter direito a assistência, reembolso ou compensação financeira.
“Passageiros de voos domésticos e internacionais devem conhecer as leis que protegem seus direitos. Em muitos casos, como sob o Regulamento (CE) nº 261/2004 da União Europeia, as companhias aéreas são obrigadas a fornecer suporte e compensação”, explica Beserra.
Cancelamento de voo
Para os casos de cancelamento, também há procedimentos específicos para que não haja prejuízo para você. “Se o seu voo for cancelado, você tem direito a reembolso ou reacomodação em outro voo. A companhia aérea também deve fornecer assistência, como alimentação e acomodação, dependendo do tempo de espera”, orienta Beserra.
Para entender melhor suas opções, nesse sentido, é importante contatar a companhia aérea.
Extravio de bagagem
Nada estraga mais uma viagem do que chegar ao destino e descobrir que sua bagagem não está lá. Nesses casos, agir rapidamente é fundamental.
“Assim que perceber que sua bagagem não chegou, dirija-se ao balcão de reclamações da companhia aérea para preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB). A partir daí, você deve acompanhar o processo de localização da bagagem”, aconselha Beserra.