SUV médio chega às lojas em nova geração e parte de R$ 77 mil no mercado chinês

O novo Chery Tiggo 7 Sport apareceu nos registros de patentes do governo chinês em versões a combustão e híbrida plug-in com consumo de até 78 km/l. Chama atenção o fato do SUV médio incorporar características de modelos da Land Rover, principalmente pelo formato da grade frontal. A apresentação oficial será ainda nesta semana.

Antes de falarmos dos detalhes técnicos, vale apontar que a identidade visual dos novos carros da Chery mudou bastante na China. A marca optou por um visual marcado por arestas em todas as linhas do SUV, fator que fica evidente pelo formato da carroceria, dos faróis, da grade frontal e das lanternas traseiras interligadas. O nome da marca em relevo ao centro do capô é outra referência à Land Rover.

Chery Tiggo 7 Sport tem pequenos filetes de LED quadriculados nas lanternas da versão híbrida — Foto: Reprodução

Curiosamente, o tamanho do Tiggo 7 Sport muda de acordo com o conjunto mecânico. As únicas medidas compartilhadas pelo modelo híbrido e a combustão são a altura, de 1,67 metro, e a distância entre os eixos, de 2,67 m. O comprimento da versão a combustão pode variar entre 4,53 m e 4,54 m. Já a configuração híbrida plug-in pode ter 4,50 m, 4,54 m — com larguras de 1,86 m ou 1,89 m.

A versão a combustão têm rodas de 17, 18 ou 19 polegadas. O modelo híbrido, por sua vez, pode ter rodas de 18 ou 19 polegadas. Ao todo, existem sete opções de design de rodas, com acabamentos e formatos diferenciados.

Imagens do interior não foram publicadas nas patentes, mas não surpreenderia se oTiggo 7 Sporttivesse um console bem alto com uma generosa central multimídia separada do painel de instrumentos.

Mecânica

Chery Tiggo 7 Sport PHEV dianteira PHEV branco

 

O Chery Tiggo 7 Sport a combustão tem motor 1.6 turbo a gasolina, capaz de desenvolver 197 cv e 29,5 kgfm. Seu câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Deve custar em torno de 100 mil yuans no mercado local — valor que, em conversão direta, chega a R$ 77 mil.

Os números da versão híbrida plug-in não foram totalmente revelados nas patentes. Sabemos que o motor 1.5 aspirado entrega 156 cv, mas os resultados combinados de potência e torque são um mistério. Tampouco se sabe a capacidade da bateria de íons de lítio com fonte externa de recarga.

O sistema eletrificado foi atualizado, revelando consumo de até 78 km/l em ciclo chinês CLTC, que é muito diferente (e bem mais generoso) do que o ciclo europeu WLTP e a medição do Inmetro.

Novas informações não devem demorar para surgir, pois o Chery Tiggo 7 Sport está em distribuição em seu país natal. No Brasil, a geração anterior do SUV é montada em Anápolis (GO) pela Caoa, inclusive com previsão de nacionalização da variante híbrida. Não há previsão para a chegada do modelo atualizado.

 

 

 

 

Fonte: Auto Esporte