Tratamento consiste em três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução; entenda

Quando o assunto é cuidado com o cabelo, o mercado de beleza oferece uma infinidade de produtos específicos para cada textura. No entanto, antes de garantir madeixas bem hidratadas, com tonalidade acentuada e longe de pontas duplas, por exemplo, é necessário investir em uma rotina correta. Nesse momento, o cronograma capilar entra em cena.

À CNN, Lucas Miranda, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que o cronograma é um tratamento estruturado que visa recuperar e manter a saúde dos fios, combinando três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. “Ele é adaptado conforme as necessidades específicas do cabelo, promovendo maior resistência, brilho e maciez”, pontua.

Mas afinal, todos os cabelos exigem um cronograma capilar?

A resposta é não. A técnica, segundo o profissional, é mais indicada para cabelos que sofrem com danos causados por fatores como uso de química, calor excessivo e poluição.

“Entretanto, mesmo cabelos saudáveis podem se beneficiar de um cronograma, já que ele ajuda a prevenir futuros danos e manter a visibilidade dos fios”, acrescenta. “O cronograma potencializa a saúde capilar ao repor nutrientes essenciais. Cada etapa do cronograma tem uma função específica”, diz.

Hidratação, nutrição e reconstrução: entenda as etapas do cronograma capilar
  • Hidratação: visa repor a água e a umidade dos fios, fundamental para combater o ressecamento e garantir cabelos mais macios;
  • Nutrição: repõe lipídeos e óleos naturais, melhorando o brilho e redução do frizz;
  • Reconstrução: repõe proteínas – como a queratina – sendo indicada para cabelos mais frágeis e quebradiços, uma vez que fortalece a estrutura capilar.

Também à CNN, Thiago Martins, biomédico, professor e mestre em Medicina Estética, alerta que realizar o cronograma capilar de maneira incorreta pode gerar prejuízos às madeixas.

“Excesso de hidratação pode deixar os cabelos pesados e sem movimento. Já a nutrição excessiva pode provocar oleosidade e acúmulo de produtos, tornando os fios opacos. A reconstrução exagerada, por outro lado, pode deixá-los enrijecidos e quebradiços, já que a reposição excessiva de queratina tende a enrijecer a fibra capilar”.

Montando um cronograma capilar em casa

Segundo o especialista, é possível montar um cronograma capilar em casa, diante de uma atenção especial às necessidades específicas.

“Se os fios estão ressecados, a hidratação deve ser priorizada. Para cabelos com frizz e sem brilho, a nutrição é fundamental. Já cabelos com quebra ou danos profundos necessitam de reconstrução. A partir dessa análise, é possível distribuir as etapas ao longo das semanas, equilibrando aos desejos do cabelo”, afirma.

Embora a ordem para aderir à técnica possa variar, uma sequência comum tem início na hidratação, seguida da nutrição e, por fim, reconstrução. “A hidratação pode ser feita com mais frequência, enquanto a reconstrução, que utiliza proteínas, deve ser realizada a cada 15 dias ou conforme o estado dos fios”, adiciona.

“Vale ressaltar que o cuidado com o couro cabeludo também é fundamental para a saúde capilar, pois ele é a base de onde os fios crescem. Um couro cabeludo saudável proporciona um ambiente adequado para o desenvolvimento de cabelos fortes e resistentes. Quando não há o devido cuidado, podem surgir problemas como oleosidade excessiva, ressecamento, dermatites e até a queda de cabelo”, conclui Thiago.

 

 

 

 

 

Fonte: CNN Brasil