Muito mais do que apenas os benefícios físicos, o boxe para mulheres ainda ajuda com o bem-estar mental e o empoderamento
Nos últimos tempos, muitas mulheres que buscam por algum exercício físico têm pensado nas lutas como uma de suas opções. E, entre elas, o boxe é uma das que mais fazem sucesso. E não é à toa – essa prática é ótima, tanto para o corpo quanto para a mente.
De acordo com Alexandre Brufatto, coordenador da Jab House, que reúne pequenos circuitos que misturam golpes de boxe com treino funcional, a prática regular oferece uma série de vantagens. Entre esses benefícios, destacam-se a queima de gordura, por ser um trabalho metabólico, melhora da definição muscular, aumento do condicionamento físico, melhora da irrigação sanguínea e, claro, a da coordenação e do tempo de reação.
A seguir, conheça mais sobre os benefícios do boxe para mulheres:
Vantagens do boxe para mulheres
Primeiramente, há os benefícios físicos da prática. “Durante o treino, procuramos não focar apenas nas técnicas do boxe, mas também colocar na rotina de treinamento exercícios funcionais integrados (com ou sem sobrecargas extras). Isso faz com que a aluna tenha uma melhora no tônus muscular, aumentando, assim, a sua resistência”, explica Brufatto.
O treinamento atua como um grande aliado na perda de peso e queima de gordura, por ser um treino onde há trabalhos intervalados. E, com isso, uma ondulação na frequência cardíaca, que faz com que a queima de gordura seja muito mais otimizada.
Brufato também ressalta as vantagens para o bem-estar mental do boxe para mulheres.
“Durante a prática, a aluna deve estar com foco total nas sequências propostas, de forma que a sua ansiedade fique de lado. Existem ainda momentos durante o treino em que o professor a orienta a canalizar todo o seu stress durante o trabalho de potência”, salienta o coordenador.
Por fim, o boxe auxilia no empoderamento feminino, aumentando a confiança e a autoestima das alunas. “Como no boxe há um trabalho de sequências prontas, visando uma situação real de combate, a aluna fica mais confiante. E, com isso, mais preparada mentalmente para encarar qualquer situação adversa, mantendo a calma e o autocontrole”, finaliza o profissional.