Peugeot 208 despenca e Caoa Chery Tiggo 7 registra quase 400% de aumento em um ano
Você já conferiu os 50 carros vendidos do Brasil em 2024. Na parte de cima do ranking, poucas coisas mudam no decorrer dos anos: Fiat Strada, Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix são presenças garantidas. Por outro lado, outros modelos oscilam demais de um para outro, por isso, Autoesporte seleciona três carros que dispararam e e outros três despencaram nas vendas de 2023 para 2024.
Todos os números são baseados nos índices divulgados pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias. O cálculo é um comparativo entre o acumulado de 2023 e 2024. Então, vamos começar nossa lista pelas quedas mais expressivas.
Quem despencou
3) Jeep Compass
Sim, o Jeep Compass tem um volume de vendas bem considerável e foi líder entre os SUVs médios em 2024. Por outro lado, os emplacamentos caíram mais de 15% na comparação com 2023. Um dos fatores para isso ter acontecido certamente é seu envelhecimento. O SUV mudou muito pouco desde o lançamento em 2016. A principal mudança dos últimos anos aconteceu em abril do ano passado, com a chegada do motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv de potência da Ram Rampage.
2) Chevrolet Onix Plus
O Onix Plus é um caso semelhante ao do Compass: é líder absoluto da sua categoria com bastante vantagem, mas caiu quase 20% nas vendas. Outra semelhança com o SUV é que o sedã é praticamente o mesmo desde o seu lançamento, em 2019. Uma novidade agora para 2025 é que os motores 1.0 e 1.0 turbo terão injeção direta com a chegada da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8), assim como aconteceu com Montana e Tracker.
1) Peugeot 208
O Peugeot 208 tem um design cheio de personalidade e para muitos é o hatch mais bonito do Brasil. E ainda passou por um facelifit na linha 2025. São duas boas opções de motor: 1.0 Firefly de até 77 cv e 10,9 kgfm, aliado ao câmbio manual de cinco marchas, e o 1.0 turbo de até 20,4 kgfm e 130 cv, com câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas. Mesmo com todos esses atributos, o 208 produzido em El Palomar (Argentina) caiu muito nas vendas de 2023 para 2024.
Quem disparou
3) Ford Ranger
A Ford Ranger mudou de geração na metade de 2023, mas os resultados vieram mesmo em 2024. A picape, que tem motores 2.0, V6 3.0 e até a variante Raptor com 397 cv, fez bonito no ano passado e cresceu mais de 50%. Números ainda insuficientes para ultrapassar a líder Toyota Hilux — que está sendo testada com motor híbrido —, que superou a barreira dos 50 mil emplacamentos, porém, chegou em uma marca bem expressiva.
2) Honda Civic
A nova geração do Honda Civic, que agora é híbrido e importado da Tailândia, apareceu na lista de carros que despencaram nas vendas de 2022 para 2023. Porém, o famoso ditado “o mundo dá voltas” faz total sentido para o sedã de R$ 265.900. Seu motor 2.0 aspirado de 143 cv e 19,1 kgfm trabalha em conjunto com outros dois elétricos que somam 184 cv e 32,1 kgfm. Porém, a potência e o torque combinados não são revelados pela Honda. Em volume, o modelo não chega nem perto de ser o que já foi um dia, porém, em porcentagem, o crescimento foi bem expressivo.
1) Caoa Chery Tiggo 7
O líder dessa lista é o Tiggo 7, que cresceu quase 400% de um ano para outro. O SUV tem motor 1.5 turbo flex sem injeção direta, que rende 150 cv e 21,4 kgfm de torque. O câmbio é CVT com nove marchas simuladas. A lista de itens de série inclui painel digital, partida por botão e chave presencial. Outras duas versões continuam a ser oferecidas. A versão Pro traz o motor 1.6 turbo a gasolina do Tiggo 8, com 187 cv e 28 kgfm. Nesse caso, o câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Por fim, a Pro Hybrid combina o motor 1.5 turbo com um sistema híbrido leve e 48V, chegando aos 160 cv e 25,5 kgfm combinados.
Fonte: Auto Esporte