Identificar a origem da dor no joelho de forma precoce pode melhorar os sintomas e prevenir complicações

Sentir dor no joelho pode ser natural quando ocorre de forma esporádica, indicando apenas que o corpo precisa de maior resistência física. Porém, quando se torna recorrente, é fundamental buscar a causa do problema. De acordo com pesquisas, estima-se que cerca de 70% dos brasileiros acima de 18 anos sofram com dores no joelho.

Para o médico ortopedista e traumatologista do esporte Bruno Canizares, o diagnóstico precoce é fundamental para resolver a dor no joelho. Segundo o especialista, a identificação da causa do problema logo no início aumenta as chances de cura.

“Sentir dores no joelho e não procurar ajuda médica pode levar à progressão da doença, necessidade de cirurgia, perda de mobilidade e dificuldades de locomoção a longo prazo. Por isso, sempre recomendamos a consulta com o médico ortopedista assim que as dores começam”, esclarece.

O que causa a dor no joelho?

A dor no joelho pode acontecer por causa de uma lesão, desgaste ou complicações na região. No entanto, o especialista elencou os problemas mais comuns relacionados a esse desconforto:

1. Artrose

A artrose é uma condição degenerativa em que a cartilagem que protege a articulação vai se desgastando com o tempo. A doença pode atingir tanto idosos quanto pessoas mais jovens, principalmente aquelas que já sofreram alguma lesão no joelho. A dor da artrose geralmente aparece após períodos de descanso ou ao acordar pela manhã e é acompanhada de rigidez e inchaço.

2. Ligamento cruzado anterior

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) também é uma causa comum de dor no joelho, podendo afetar a estabilidade da articulação, dificultando os movimentos e a capacidade de suportar o peso. “Esse tipo de lesão é comum em esportes que envolvem mudanças bruscas de direção, saltos ou paradas rápidas, como futebol, basquete e vôlei. Quando o ligamento é rompido, pode causar sofrimento intenso, inchaço e instabilidade”, conta o especialista.

3. Tendinite patelar

A tendinite patelar é uma dor intensa que atinge especialmente na parte da frente da articulação, logo abaixo da patela. Conhecida também como “joelho saltador”, essa condição surge devido a movimentos repetitivos, como saltos e corridas, que geram microlesões no tendão. A dor normalmente piora durante ou após a atividade física.

“A dor se manifesta na frente do membro inferior, concentrando-se ao redor da patela. Isso é causado por um desalinhamento da patela ou uso excessivo, que pode gerar desgaste na cartilagem e inflamação na região. O paciente sente mais incômodo ao subir e descer escadas, ao agachar ou ficar sentado por longos períodos”, explica Bruno.

Procure atendimento médico

Todas as lesões no joelho podem causar desconforto, sensibilidade, inchaço e sensação de travamento. A gravidade varia conforme o histórico médico e a rotina de cada paciente, impactando de diferentes formas a qualidade de vida.

Por isso, a principal orientação é nunca ignorar a dor e procurar atendimento médico para a realização de exames clínicos e de imagem. Dependendo da causa da dor no joelho, o tratamento pode envolver medicação e fisioterapia.

Fonte: Alto Astral