Modelos da fabricante chinesa já aparecem no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV); montadora prometeu 15 veículos nacionais até 2030
A GAC Motor segue nos preparativos para a estreia no Brasil. Com a inauguração das primeira lojas prevista para os próximos meses, a marca chinesa já despachou o primeiro lote de veículos para o nosso país. Os carros deixaram a China por meio do transatlântico Qingdao e desembarcam por aqui, de acordo com a fabricante, em meados de abril.
Cerca de 300 unidades compõem este primeiro lote de veículos, e a GAC já planeja novos embarques ainda para 2025. Autoesporte pode dizer que o início das operações da marca chinesa no Brasil será entre abril e maio. A rede de concessionárias tem cerca de 20 grupos já nomeados, mas nem todas as lojas estarão prontas quando as operações começarem.
A marca não confirmou quais modelos foram embarcados para o Brasil, mas a divulgação da mais recente fase do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, deu pistas sobre os pioneiros da GAC no Brasil.
Na lista do PBEV, foram publicados dados de consumo, eficiência e autonomia de três modelos elétricos da fabricante, todos da submarca GAC Aion: Y Plus, Hyptec HT e ES. Vale lembrar que a fabricante chinesa anunciou investimento de US$ 1 bilhão no país, prometendo fábrica e 15 carros nacionais até 2030, além de sete modelos por aqui ainda em 2025.
Carros da GAC no PBEV
O Aion Y Plus é um dos modelos da GAC no PBEV. O modelo, inclusive, já foi avistado em testes pela equipe de Autoesporte no interior de São Paulo. Trata-se de um elétrico com carroceria que fica entre minivan e SUV médio, com 4,54 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Seu propulsor rende 136 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. De acordo com os dados, a autonomia é de 318 km.
Já o Hyptec HT aparece na tabela com um pacote base e um premium. Ambos têm autonomia de 362 km, segundo o Inmetro. Concorrente do Tesla Model X no exterior, tem portas traseiras com abertura no estilo gaivota. Na China, há versões com motores elétricos de 245 cv ou 340 cv e baterias que vão de 70 kWh a 99,5 kWh. O modelo provavelmente será o mais caro e sofisticado GAC à venda no Brasil.
Por fim, o Inmetro também nos revela a autonomia do Aion ES. De acordo com o instituto, o sedã é o quinto modelo mais eficiente do novo PBEV, com 0,45 MJ/km de consumo energético. O alcance do três-volumes, nos dois pacotes divulgados na tabela, é de 314 km.
O sedã tem bateria de 55,2 kWh e propulsor que rende 136 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. No tamanho, o Aion ES tem 4,81 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem cerca de 450 litros de capacidade.
GAC também terá híbrido flex no Brasil
Vale lembrar, contudo, que a GAC não irá comercializar apenas veículos elétricos no Brasil. A companhia, inclusive, já assinou acordo com três universidades federais para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no país. De lá sairá seu motor híbrido flex, que equipará modelos produzidos nacionalmente.
Num primeiro momento, a GAC, ao lado das instituições parceiras, irá adaptar os seus propulsores para a gasolina brasileira e, posteriormente, para o etanol. Quando a empresa já estiver devidamente instalada no Brasil, com estrutura fabril, os motores passarão a ser montados e produzidos no país.
Sobre a fábrica no Brasil, Alex Zhou, CEO da GAC no país, afirmou em dezembro passado que “avaliava inúmeras possibilidades”. O executivo também comentou que a empresa poderá ter até mesmo duas ou três unidades no Brasil.
Fonte: Auto Esporte