Modelo tem preço de Renegade, proposta aventureira e pode ser o SUV de luxo mais barato da marca
A BYD voltou a registrar um SUV elétrico inédito no Brasil. Desenhos do novo Bao 3 surgiram no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), revelando que o modelo aventureiro chinês está nos planos da marca. O SUV viralizou recentemente por trazer uma inusitada plataforma para drones no teto — recurso que também aparece nas patentes brasileiras.
O novo utilitário esportivo pertence à Fang Cheng Bao, submarca de modelos aventureiros da BYD. Se for vendido no Brasil, “trocará” de nome, chegará às lojas sob a batuta da Denza e atenderá pela alcunha de B3. É a mesma estratégia que a marca adotou com o Bao 5, que já desembarcou no país.
O B3 tem porte de Song Plus, pneus de uso misto (com rodas de 18 ou 19’’) e um estilo bem original. No lugar do estepe grudado à tampa do porta-malas, traz um grande porta-objetos. O SUV ainda ostenta 4,61 metros de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura. Com o drone no teto, fruto de uma colaboração com a DJI, a altura pode atingir 1,92 m.
Por dentro, o novo SUV preserva a identidade visual da BYD ao manter a grande central multimídia flutuante e giratória. Painel de instrumentos digital, revestimento em couro e grandes botões físicos no console central também são itens que marcam presença.
Na China, o B3 será movido por uma dupla de motores elétricos alimentados pela bateria de íons de lítio de 78,7 kWh. Cada um será posicionado em um eixo, garantindo tração integral. Na frente, são 148 cv. Atrás, 268 cv. A potência combinada, porém, não foi divulgada.
A autonomia é de 500 km no ciclo chinês, mais otimista que o padrão brasileiro de medida. Sobre desempenho, a BYD revelou que o novo SUV pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,9 segundos.
Apesar de suas características off-road, o B3 é montado sobre monobloco. A BYD instalou sistema de gerenciamento ativo de suspensão e controle de torque para auxiliar nos terrenos mais desafiadores. Ainda sobre sua dirigibilidade, trará sistema semiautônomo de condução (chamado de God’s Eye).
O B3 ainda não foi lançado na China, mas pode ser reservado por 200 mil yuan (ou R$ 164 mil, em conversão direta). Conforme já mencionamos, se o SUV vier ao Brasil provavelmente será um modelo da Denza. Além disso, há ainda a possibilidade da BYD importar algumas unidades apenas para exibições. Este é o caso do Yangwang U8, que tem perambulado por São Paulo e Brasília.
Fonte: Auto Esporte