A otoplastia é um procedimento que ajuda a corrigir as orelhas de abano, melhorando a autoestima e harmonia facial

A otoplastia, popularmente conhecida como cirurgia para “correção de orelhas de abano”, é um procedimento realizado para reparar deformidades congênitas, assimetrias e orelhas proeminentes. Com o objetivo de proporcionar um resultado natural e harmônico ao rosto, em alguns casos, a técnica ajuda a auxiliar no tratamento de problemas auditivos relacionados à posição das orelhas.

Como a otoplastia funciona?

O cirurgião Jamisson Melo, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), conta que a otoplastia ocorre sob anestesia geral ou local com sedação. A duração da cirurgia varia de acordo com a complexidade do caso, mas geralmente dura entre uma e duas horas.

“Durante o procedimento, o cirurgião realiza pequenos cortes atrás da orelha para reposicionar a cartilagem e remover o excesso de pele, proporcionando o formato desejado”, explica o profissional.

Benefícios da otoplastia

A otoplastia proporciona um alívio significativo para aqueles que se sentem incomodados com o formato ou posicionamento de suas orelhas. De acordo com o cirurgião, o resultado impacta diretamente a autoestima e qualidade de vida.

“A otoplastia ultrapassa a estética e tem o poder de transformar vidas. Ao corrigir as imperfeições nas orelhas, a cirurgia contribui para uma maior aceitação da própria imagem, aumentando a segurança e confiança do paciente”, afirma o profissional.

Cuidados pós-cirurgia 

Embora a recuperação da otoplastia seja geralmente rápida e indolor, é recomendado o uso de uma faixa compressiva por alguns dias. Esse material moldar as orelhas e reduzir o inchaço na região. Segundo o especialista, os resultados da cirurgia são definitivos e podem ser observados após algumas semanas, quando o inchaço e as equimoses desaparecem.

Consulte um profissional

Assim como qualquer procedimento, a otoplastia exige avaliação profissional. Por isso, o cirurgião recomenda consultar um especialista para avaliar o caso e quais necessidades de realizar a cirurgia. Esse cuidado também é fundamental para garantir a segurança do paciente.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Alto Astral