Configuração mais barata do hatch é negociada por pouco mais de R$ 81 mil e tem motor 1.0 aspirado eficiente; confira

O Peugeot 208 é um dos hatches mais baratos à venda no mercado brasileiro em 2025. Em sua versão de entrada, chamada de Active, o modelo francês tem mecânica conhecida, lista de equipamentos básica e preço atrativo em relação aos seus rivais. A configuração custa R$ 91.990 em tabela, mas sai por R$ 81.490 em promoção.

Apesar do preço competitivo, o modelo não tem apresentado números tão fortes de vendas. Ao longo dos primeiros cinco meses de 2025 o hatch emplacou menos do que todos os seus rivais diretos. Foram 3.406 unidades registradas até maio.

Dentre os competidores do segmento, o Volkswagen Polo já soma mais de 45 mil unidades, enquanto o Fiat Argo passa dos 37 mil. Mas o 208 básico fica tão atrás desses modelos? Movidos por essa pergunta, decidimos avaliar a versão básica pessoalmente para mostrar o que é oferecido pelo hatch.

Para início de conversa, encontrar uma unidade da configuração básica do 208 exposta nas lojas da marca não é tarefa fácil. Passamos uma semana contatando lojistas do Rio de Janeiro até encontrar o modelo nessa configuração mais básica. O carro estava no showroom da loja Roma Peugeot em Botafogo, na Zona Sul da capital Fluminense.

Na cor branco banquise, que acresce R$ 2 mil ao valor de tabela, o modelo 1.0 com câmbio manual já destoa das demais variantes pela falta da assinatura em LED que simula as garras do leão. Os faróis são halógenos e a grade dianteira traz acabamento em preto fosco — a partir da Style, o carro tem faróis de LED, os DRLs característicos e a grade com acabamento brilhante ou cromado.

O 208 Active é equipado com rodas de aço de 15 polegadas. Já as maçanetas acompanham a mesma pintura da carroceria. Os retrovisores são pintados de preto em todas as versões. Na traseira, a peça plástica usada para conectar as lanternas tem acabamento preto fosco na versão de entrada.

Como é a cabine do Peugeot 208 Active?

Ao entrar na cabine, a proposta visual do i-Cockpit está presente e agrada. O acabamento, por outro lado, é bastante simples. Há muito plástico e pouca variação de texturas. Os bancos têm ajuste manual de altura e revestimento em tecido, o que, infelizmente, não se repete nos apoios de braço das portas, onde só há plástico.

O painel de instrumentos tem dois mostradores analógicos nas extremidades e uma telinha digital no centro. Bem diferente do painel 3D das demais configurações. A versão vem com um rádio simples, mas funcional, com tela de 5 polegadas e conexão via bluetooth. O sistema de som tem dois alto-falantes e a chave é do tipo canivete.

O volante tem regulagem de altura e profundidade, mas não vem com comandos do sistema de mídia — o item faz parte do pacote Pack Tech. Este, por R$ 5 mil, inclui ainda a central multimídia de 10,3 polegadas com espelhamento sem fio via Apple CarPlay e Android Auto, som premium (seis alto-falantes e dois tweeters), DRL em LED, ar-condicionado automático digital e duas portas USB.

Mesmo dentro da proposta de versão básica, o 208 deixa a desejar em alguns aspectos. Os retrovisores manuais e os vidros traseiros com manivela são os principais. Entretanto, quando o assunto é segurança, o hatch tem seus pontos positivos. A configuração mais básica vem equipada com quatro airbags (frontais e de cortina), controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa e regulagem elétrica do facho dos faróis.

Versão de entrada não traz painel de instrumentos 100% digital  — Foto: Lucas Cardoso/Autoesporte

Em tamanho, o Peugeot 208 tem espaço para quatro pessoas com algum conforto. A vida do quinto ocupante fica mais complicada por conta da elevação no banco do meio e do vão central, que reduz o espaço para os pés. O modelo tem 4,05 metros de comprimento, 1,73 metro de largura e 2,53 metros de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 265 litros.

A mecânica da versão tem como base o confiável motor aspirado 1.0 Firefly de três cilindros. O propulsor rende 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Na gasolina, o motor rende 71 cv e 10 kgfm. O câmbio da versão é o manual de cinco marchas. O conjunto tem ainda direção elétrica e sistema de freios a disco dianteiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Auto Esporte