O arquiteto Arnaldo Pinho é o nosso convidado para a coluna Pelo Mundo. Ele esteve em Nova York em julho e voltou com várias indicações para os leitores. Ele propõe um tour diferente: conhecer restaurantes inusitados e supreendentes da cidade que é conhecida como a capital do mundo — e um dos destinos preferidos dos brasileiros.

“A viagem foi organizada e planejada para conhecer alguns restaurantes descolados de NY. Saímos do Brasil já com todas as reservas feitas, isso facilitou muito, pois na alta temporada muitos dos restaurantes já estão todos lotados”, conta Arnaldo.

O objetivo dele era trazer inspirações para a MAAI Arquitetos Associados, estúdio que comanda junto com as arquitetas Mônica Pinto e Isabel Veiga. A equipe é especialista em bares e restaurantes e famosa pelos projetos de casas gastronômicas queridas em Brasília, como El Negro, Dom Francisco e duoO, a pizzaria Baco e a cafeteria Belini Café, entre outros.

1- Dicas gerais

– Lower east side é onde fica grande parte dos restaurantes descolados.

– Meatpacking District, também vale dar uma volta por lá. O lugar é cheio de bares e restaurantes.

– Visite o memorial 9/11 e reserve para subir no edifício Top of The World, a vista é 360 graus de Manhattan!

– Se puder, atravesse a ponto até o Brooklyn a pé. A vista para a ilha é maravilhosa. Certifique-se dos acessos para subir.

– Andar pelo Brooklyn (Dumbo e Bedford avenue)

– Veja se tem algum show acontecendo no MetLife stadium, vale super a pena.

– Conheça o Chelsea Market

2- Dicas de restaurantes/jantar

TAO DOWNTOWN – TAO GROUP

Fomos jantar no Tao. Ele possui mais de uma unidade em NY. Optamos pelo restaurante localizado em Downtown, mais novo.

Tem um estilo tailandês/oriental. A decoração é super imponente e bem elaborada. A música alta e animada embala a noite e o jantar. Você pode escolher em qual salão sentar. Algumas mesas ficam locadas nas escadas de acesso ao salão principal, pois a vista é privilegiada.

Interior do restauranteTao Downtown - Arquivo pessoal

Interior do restaurante Tao Downtown

Restaurante Tao Downtown - Arnaldo e amigas - Arquivo pessoal

Arnaldo e amigas

LA ESQUINA

É inusitado chegar para jantar em um restaurante com cara de comércio de 1960. A ordem é entrar, identificar-se com o nome na lista para a reserva feita, descer as escadas e entrar no restaurante pela cozinha. Uma experiência bem diferente. Assim é o La esquina, restaurante mexicano em NY. Sim, você entra pela cozinha, fala com os cozinheiros e segue para o bar de espera até ser conduzido para a sua mesa. Tem DJ e música no bar. Super animado, com iluminação mais intimista. Também são poucas mesas, bem pequeno o restaurante. Vale pedir o milho para experimentar, maravilhoso.

Interior refinado e despojado do La Esquina - Arquivo pessoal

Interior refinado e despojado do La Esquina

BEAUTY & EXCESS – TAO GROUP

É chegar em uma loja antiga de móveis, que aparentemente foi transformada em um restaurante animado. Você entra por uma loja com guitarras e peças de mobiliário, passa por uma porta escondida no final da loja e depara-se com um super restaurante elegante e refinado. Surpresas de NY, surpreendendo sempre o cliente. Bom atendimento, tem baladinha no segundo andar. Restaurante é de tapas, peça várias para experimentar.

Entrada do restaurante Vandal - Arquivo pessoal

Entrada do restaurante Vandal

Espera do restaurante Beauty and Excess

Espera do restaurante Beauty and Excess

3- Dicas de rooftop

LE BAIN

Fica no Standart Hotel, tem uma vista linda de NY. Rooftop animado com muita gente jovem e bonita, vista maravilhosa e música boa.

Le bain - Arnaldo Pinho e amigos - Arquivo pessoal

Arnaldo Pinho e amigos

WHYTE HOTEL

Fica no Brooklyn. Hotel industrial com uma vista maravilhosa da ilha. A decoração impressiona. O bar fica no topo e é super válido.

Vista do Whyte hotel para a ilha - Arquivo pessoal

Vista do Whyte hotel para a ilha