Em uma noite de muita celebração, a Casa Thomas Jefferson abriu oficialmente, no dia 9 de agosto, as portas de seu mais novo projeto, o Makerspace, um espaço físico na unidade da Thomas na Asa Norte que tem como conceito a colaboração, o pensamento sistêmico, a inovação e o empreendedorismo em um ambiente de aprendizado vibrante, inclusivo e sensorial. Esse projeto surgiu de uma proposta da Embaixada dos Estados Unidos e da colaboração do Smithsonian Institution. A diretora executiva, Lúcia Santos, juntamente com os membros do Conselho da instituição, recebeu convidados na unidade da Asa Norte (606 Norte) para apresentar a proposta do ambiente de educação criativa e empreendedora. Entre os ilustres presentes estavam a primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde. A ocasião marcou, ainda, os 19 anos da sede própria da unidade da Asa Norte.
Durante a solenidade de inauguração, a diretora Lúcia ressaltou a contribuição do Makerspace para a formação de mentes inovadoras. “Estamos reabrindo o nosso Resource Center da Asa Norte e inaugurando o Makerspace para sermos uma biblioteca do século XXI. Além de ser um espaço lúdico e de aprendizagem contínua, é um lugar para uma constante transformação e inovação. A inovação não é necessariamente decorrência do uso de novos recursos tecnológicos, mas a maneira diferenciada como utilizamos os recursos existentes. É uma nova maneira de pensar, um novo mindset.”
A cerimônia contou ainda com a ilustre fala da Professora Doutora Eunice Soriano, da Universidade de Brasília, uma das mais importantes pesquisadoras dessa metodologia de ensino, que destacou o valor de iniciativas como essa para o desenvolvimento de pensamentos e projetos criativos.
Créditos: Divulgação| Fotos: Guilherme Kardel