No período de 2011 a 2016, visitou alguns países do Ocidente e do Oriente tendo a oportunidade de conhecer traços da cultura e realidades de cada país

A Exposição Fotográfica “A Fisionomia do Mundo” do fotógrafo Nabil Sami Silva, busca mostrar através da lente da câmera um vislumbre de uma pequena parcela da diversidade que representa a família humana. A mostra fotográfica ocupa a Galeria da Fnac do ParkShopping de 16 de setembro a 16 de outubro de 2016. O fotógrafo se inspirou pela sua crença – Fé Bahá’í, que anuncia a origem da humanidade com uma única essência, a de que o ser humano foi criado com propósitos muito elevados e sublimes: “O de levar avante uma civilização em constante evolução”, “adquirir virtudes” e “ajudar os povos do mundo a abrirem suas mentes e corações ao único Poder que pode atender ao seu anseio mais profundo”.

Em cada viagem realizada, Nabil Sami buscou registrar as características de diferentes povos e mostrar que tais diferenças podem ser a razão para uma unidade mais embelezada das nações, tal como é um jardim com a diversidade das matizes das flores e plantas.
No período de 2011 a 2016, visitou alguns países do Ocidente e do Oriente tendo a oportunidade de conhecer traços da cultura e realidades de cada país, buscando registrá-las em fotografias. O olhar fotográfico de Nabil mostra que o mundo, mesmo com toda sua diversidade, pode viver sem ódio, preconceito e inveja. Sua afirmação é de que “todos podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor”. E por mais diferente que sejamos um do outro, a unidade é essencial para esta transformação – a exposição procura transmitir isto.

Ao perceber a beleza da diversidade registrada, decidiu montar a exposição “A Fisionomia do Mundo” a fim de mostrar que o retrato do mundo pode ser o conjunto das diferenças. Sua criação pretende apresentar qual é a cara do mundo – a soma de diferenças como uma colcha de retalhos composta por europeus, africanos, asiáticos, orientais, brasileiros, todos formando a fisionomia do mundo.
À medida que o mundo foi encolhendo com o avanço da tecnologia, dos transportes e da comunicação, tornando-os cada vez mais abrangente e veloz, chegando ao ponto da instantaneidade, a globalização tornou-se uma realidade facilitando a compreensão de que o planeta é o lar da humanidade e que esta, em essência, é uma única família, independentemente de sua raça, classe, nacionalidade ou crença.

Nabil Sami Silva nasceu Manaus, passou por Salvador e agora reside em Brasília, apaixonado em documentar o mundo em sua volta. De umafamília multicultural me fez amar e ser curioso em como a cultura afeta a sua identidade. Sua mãe nasceu na cidade de Abadan, Irã e seu pai em Belo Horizonte/MG – cidades, países, continentes e realidade diferentes mas conectados por uma Fé em comum.

Poran Potiguara - Aldeia Alto do Tambar

Poran Potiguara – Aldeia Alto do Tambar

 Jovem em evento no Bosque, São Sebastião, DF

Jovem em evento no Bosque, São Sebastião, DF

Cenário de praia em Dubai. Contraste de culturas Oriental

Cenário de praia em Dubai. Contraste de culturas Oriental

Dubai

Dubai

Fim de tarde em estação de metrô em Londres, Inglaterra

Fim de tarde em estação de metrô em Londres, Inglaterra

Menina utiliza instrumento para pedir esmola nas ruas de Istanbul, Turquia

Menina utiliza instrumento para pedir esmola nas ruas de Istanbul, Turquia

Torcedor brasileiro durante copa do mundo

Torcedor brasileiro durante copa do mundo

Créditos: Divulgação