Dentre elas, PICNIC aberto ao público lembrará Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
Tendo em vista o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, comemorado dia 11 de outubro , o Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna preparou uma série de atividades para o Outubro Magro. São palestras de psicologia, fisioterapia, nutrição, educação física e saúde da coluna vertebral, além de jantar, atividades lúdicas como dança e crossfight e até um PICNIC – aberto ao público.
O PICNIC, no dia 12, começará às 9h com um grande café da manhã no Parque da Cidade, no estacionamento 12, próximo à Administração do Parque. Além disso, o evento terá uma aula de Yoga com o professor Robson Santos, às 9h45. Às 10h45 será a hora de dançar muita Zumbahia com o professor Pedro Santana.
No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras. Esses dados são da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.
Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.
Créditos: Divulgação