Novembro é o mês da conscientização contra o Câncer de Próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou 61.200 casos da doença para este ano e pontuou que o câncer de próstata é o mais incidente nos homens no Brasil – em todas as regiões do País. Dr. José Henrique, urologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília, esclarece os mitos e verdades sobre a doença.

1. O câncer de próstata afeta apenas homens mais velhos? Verdade. 

“A incidência do câncer de próstata aumenta com o passar dos anos, mas é bom destacar que o câncer de próstata é raro, senão inexistente, abaixo dos 40 anos. É aconselhável iniciar a prevenção a partir dos 45 ou 50 anos, a depender do histórico familiar do paciente”.

2. Negros têm mais chance de desenvolver a patologia? Verdade. 

“É uma questão genética. Homens de descendência africana têm uma maior incidência da doença e são mais propensos a serem diagnosticados com estágios mais avançados do que homens de outras raças. Mas continua sendo aconselhável que todos os homens previnam-se a partir dos 45 anos”.  

3. O álcool é fator de risco para o câncer de próstata? Mito.

“Hábitos e fatores ambientais não estão diretamente relacionados à doença. O cigarro, por exemplo, apesar de causar uma série de problemas, não tem relação com o câncer de próstata”. 

4. O tratamento da doença causa impotência? Há possibilidade. 

“Pode causar, pois tanto a cirurgia quanto a radioterapia, podem afetar os nervos que passam ao lado da próstata, afetando sua funcionalidade”.

5. Todo homem precisa fazer o exame de toque? Verdade.

“Todos precisam. E, após os 45 anos, é recomendável que façam o exame de Toque e o PSA – exame de sangue para avaliar o Antígeno Prostático Específico – anualmente, até os 75 anos”.

6. Dieta inadequada pode ser responsável pelo desenvolvimento do câncer? Mito 

“O papel da dieta no câncer de próstata ainda está sendo estudado. Não existe, comprovadamente, nenhum alimento cancerígeno para próstata. Há, no entanto, estudos sobre alimentos que diminuem a incidência da doença, como o tomate, por exemplo.”

7. Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada na próstata? Mito

“O problema é genético, ou seja, uma alteração no DNA da célula que  causa a mutação que leva ao câncer”.  

8. Câncer de próstata é hereditário? Verdade.

“Existe um fator de hereditariedade, mas ele não é tão forte quanto o fator referente ao câncer de cólon (intestino grosso), por exemplo. Mas, uma pessoa que tenha dois parentes de primeiro grau com câncer de próstata, tem 50% de chance de desenvolver a doença”. 

Prevenção

De acordo com o médico, a melhor forma de prevenção ainda é a avaliação periódica. “Não se consegue evitar o câncer de próstata, mas consegue fazer diagnóstico precoce que pode facilitar muito o tratamento”, explica. Ele esclarece que nestes casos, o índice de cura é de 95% em cinco anos – tempo de acompanhamento do paciente recém curado.

178409003-1024x682

 Créditos: Divulgação