Empresária Janine Brito lidera empresa de materiais de construção e diz conquistar
credibilidade em torno do seu nome
Há 07 anos, Janine Brito recebeu a diretoria da Ferragens Pinheiro das mãos de seu pai Getúlio Pinheiro de Brito, mérito conquistado diante da sua participação nos negócios da família em que atua desde 1988. “Até pouco tempo era a presença masculina que predominava na Pinheiro e não havia espaço para as mulheres na diretoria da empresa; foi um desafio e tanto assumir o cargo de CEO do Grupo Pinheiro de Brito”, conta a empresária. Histórias de como as mulheres vêm liderando com maestria áreas estritamente masculinas, a exemplo do setor de material de construção, são comuns na realidade daqueles que trabalham com empreendedorismo. “Conquiste credibilidade em torno do seu nome. Isso é parte importante do caminho para o sucesso”, garante Janine.
De acordo com a Rede Mulher Empreendedora — a maior rede de empreendedorismo feminino do Brasil —, o país possui mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras. Ainda segundo a Rede, não houve pesquisa específica que pudesse expressar diferentes perfis e peculiaridades dessas mulheres.
Dicas para mulheres empreendedoras:
– A maioria das mulheres são influenciadas por opiniões externas, trabalhar a autoconsciência nos ajuda a gerirmos nossa autoimagem;
– Quando a autoimagem não está bem desenvolvida, caímos nas armadilhas: “não consigo”; “não posso”; “não sou capaz”. Reconhecer que erros são experiências para gerar aprendizado nos ajuda a olharmos tais situações como degraus necessários para alcance do sucesso. Isso nos traz liberdade para agirmos segundo nossa essência;
– A autenticidade é um fator diferencial para gerar resultado nos negócios;
– Por sermos autoprotetoras, facilmente desenvolvemos sentimento de culpa. Devido a esse instinto protetor, nos tornamos controladoras para evitar problemas e dores de cabeça. E é justamente esse sentimento de culpa que as mulheres precisam aprender a identificar e administrar para não serem consumidas;
– O último grande desafio que também está intimamente ligado à questão do tempo. É a participação em eventos de networking. O networking é essencial para qualquer pessoa e mais ainda para empreendedores que dependem de apoio para desenvolver seus negócios.
Os avanços do empreendedorismo feminino no Brasil tem trazido mudanças no mercado e coloca as mulheres empreendedoras brasileiras diante de novos desafios, que na verdade se tornaram uma rotina na conquista de um espaço no mundo empresarial.
Foto: Reprodução/Internet