Projetos de decoração precisam ter algo a ver com a personalidade de quem está decorando, podendo ser feita até mesmo uma decoração criativa, que não custe tanto dinheiro e modificando a aparência de qualquer ambiente da casa.
Criar uma boa decoração não é tão complicado, bastando ter paciência, bom gosto e a criatividade necessária para montar decorações inéditas, que chamem a atenção de todos e que receba elogios.
É evidente que decoração vai muito do gosto pessoal, mas também é necessário que a pessoa tenha bom senso para não transformar os projetos de decoração em algo com aparência ruim, de mau gosto estético. Assim, é preciso analisar tudo nos mínimos detalhes antes de começar.
Nessa análise, devemos dar destaque ao tamanho do espaço e dos móveis, buscando criar um senso entre o que estamos querendo decorar com as peças que temos às mãos, tomando cuidado com os espaços destinados à circulação.
O ambiente dever manter harmonia, deve haver sintonia entre as peças decorativas e as de uso comum, criando um ambiente onde todos sentem prazer em permanecer.
Projetos de decoração: cuidado com estilo
Se você pretende fazer projetos de decoração comprando os móveis para o ambiente, não se esqueça de prestar atenção nas medidas do local, procurando adequar o máximo possível o tamanho dos móveis ao ambiente. Se tiver um espaço pequeno, a atenção deve ser maior: portanto, anote as medidas ou use um aplicativo para adequar os móveis ao ambiente que será decorado. Mesmo em ambientes pequenos, você pode dar o toque pessoal, mostrando que foi você mesma que criou o ambiente.
Para esse toque pessoal também é importante definir o estilo dos projetos de decoração. Caso você queira um ambiente bem moderno, poderá abusar de cores mais vivas, de espelhos e vitrais, de móveis com pés palito, mas, se pretende criar um ambiente mais tradicional, até mesmo uma peça antiga, comprada numa loja de móveis usados pode atender suas necessidades. Uma peça antiga junto com peças novas criar um toque especial, chamando a atenção e trazendo maior sensação de aconchego, de casa da vovó.
No entanto, se você está buscando um estilo clássico, não se esqueça de cortinas adequadas, mais encorpadas, unindo com móveis de época, colocando quadros mais tradicionais nas paredes. Uma velha cristaleira atende exatamente esse estilo, dando um toque bastante tradicional ao seu ambiente.
Projetos de decoração: proporcionalidade é importante
Não deixe de respeitar a proporção entre os móveis na hora de escolher o mobiliário. Se você colocar uma cristaleira grande numa sala pequena, além de tornar o ambiente estranho e desproporcional, ainda vai atrapalhar o espaço de circulação.
Uma ideia interessante é montar um projeto do ambiente, usando um aplicativo, desses que você encontra na internet. Fica tudo muito mais prático e você pode ter uma visualização antecipada, com a criação virtual do ambiente. É uma economia de tempo e de dinheiro, já que possibilita que você possa brincar mais em menos tempo com a quantidade de móveis e com sua configuração, antecipando um ambiente bem ao seu estilo.
Caso queira, e é um detalhe interessante, você poderá deixar espaços vazios entre os móveis, proporcionando maior simetria ao local e, quando tiver uma sala integrada a outro ambiente, distribua os móveis de forma a manter a ideia de espaços distintos, como a cor do piso ou das paredes.
A separação entre uma sala de estar e a de jantar, por exemplo, pode ser feita com as poltronas alinhadas na divisão dos espaços, criando um limite bem distinguível.
O detalhe final nos projetos de decoração é a iluminação. Em primeiro lugar, é importante observar a luz natural, que pode ser bem aproveitada para tornar o ambiente mais agradável, e isso, principalmente, se for uma sala ou um quarto que possua uma varanda.
O ambiente deve se tornar adequado, principalmente no verão, mantendo boa circulação de ar. Além disso, preste bem atenção na instalação de iluminação artificial, usando peças adequadas ao estilo que você tiver escolhido. As luzes devem oferecer uma boa iluminação à noite e dar destaque às peças do mobiliário, mas você não poderá, por exemplo, instalar um spot embutido numa sala tradicional.
Considere todos os pontos e você terá projetos de decoração os mais atraentes e aconchegantes. Afinal, tanto sua casa quanto você merecem um ambiente gostoso e tranquilo.
Créditos: Mobili Mondo | Foto: Reprodução