A pele assim como outras partes do nosso corpo sofre alterações fisiológicas ao longo dos anos e os atletas sejam eles de alta performance ou um simples praticante de corrida são os que mais sofrem com o envelhecimento facial acelerado. Isso se deve a vários fatores que interagem entre si e que contribuem para alterações na pele associadas ao envelhecimento. De acordo com o cirurgião plástico, Sérgio Morum, o tempo a exposição excessiva ao sol fazem com que a pele tenha perda da elasticidade, rugas, manchas e outras.
Com o avanço da tecnologia, atualmente se tem produtos com capacidade de bioestimulação que que ativam a produção de colágeno na pele o que permite uma volumização e redução da flacidez tecidual, permitindo o rejuvenescimento “tridimensional” da face.
Segundo Morum, quando começou a técnica de preenchimento cutâneo, os preenchedores dérmicos eram usados só para tratamento de rugas, sulcos de expressão e linhas. “É importante dizer que conseguíamos uma significativa melhora do rosto envelhecido com o preenchimento dérmico, mas ainda não se recuperava o contorno facial e especialmente o volume. Devido aos produtos é possível “encher” as grandes perdas de volume de gordura na face e de osso”, explica o médico.
Veja quais são esses tratamentos e seus benefícios:
– Sculptra
* Eficaz na produção de colágeno
* Tratamento novo e pouco utilizado no Brasil
* A aplicação é absorvida pelo organismo e não tem riscos futuros para a pele
* Suaviza os sinais do envelhecimento
* Melhora a flacidez
* Duração do tratamento: normalmente são programadas três sessões de tratamento, mas os primeiros resultados já podem ser vistos após 45 dias da primeira sessão que devem ser repetidas com intervalos de 2 meses.
– Radiesse
* Promove a estimulação tecidual o que resulta em neocolagenese (acréscimo de colágeno)
* Melhora o volume da região tratada e a qualidade da pele
* Tem a hidroxiapatita de cálcio que é indicada para preenchimento em planos profundos como a maça do rosto, contorno mandibular, projeção do queixo
* Tempo de permanência no organismo: 18 meses
* Considerado um preenchedor de média duração
– Skinboosters
* Hidratação profunda para a pele
* Melhora a elasticidade e estrutura dérmica da pele o que proporciona um aspecto mais natural e jovem
* São utilizadas injeções na pele
* É atualmente, um dos tratamentos estéticos mais procurados na Europa.
* Áreas tratadas: rosto, pescoço e mãos
* Duração do tratamento: são indicadas 3 sessões, com intervalo de um mês. Os primeiros resultados são visíveis a partir de 30 a 45 dias.
Ainda de acordo com Sérgio Morum, esses tratamentos são de última linha e com efeitos de longa duração. Ele reforça ainda que os mesmos podem ser associados com a toxina botulínica, peelings e laser. “Com os tratamentos é possível melhorar a sensação de que o rosto está todo em pelanca. É como se a pele voltasse a ficar “coladinha” no rosto”, afirma.
Créditos: Divulgação