Dores nos músculos e nas articulações são frequentes mesmo para quem pratica atividade física seis vezes por semana. Às vezes, um mau jeito durante o exercício provoca uma dor que com o passar dos dias vai embora. Em outras, a dor é constante.
Para identificar a raiz do problema é necessário consultar um especialista. A fisioterapeuta da clínica Fisiotrauma, Luciana Migueis, explica que as dores no corpo estão relacionadas ao dia a dia do paciente. “Excesso de trabalho, postura corporal inadequada, falta de atividade física provocam doenças, que geralmente têm tratamento tardio”, explica a médica.
A especialista ressalta que as dores no corpo precisam ser vistas com atenção. “Se as dores na lombar, nos pulsos, no pescoço, nos pés ou em qualquer outra parte no corpo são constantes é porque provavelmente já existe uma patologia no local, que será agravada caso a atividade física seja realizada de forma errada, sem orientação de um profissional”, diz a Luciana Migueis.
Na dúvida, o ideal segundo a fisioterapeuta é buscar acompanhamento médico. “Tem paciente que sente dor, mas não sabe a origem e procura realizar exercícios para melhorar a condição física. É aí que mora o problema, pois sem um diagnóstico ele acaba piorando a própria saúde”, afirma a especialista.
Créditos: Divulgação