Peças chaves revolucionam ambientes
Muito se fala sobre a capacidade das cores de transformar completamente um espaço, mas, muitas vezes, a ousadia de incorporar um vermelho pulsante ou um amarelo cítrico na decoração pode assustar até mesmo aqueles apaixonados por salas coloridas. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 ambientes que ganharam vibração technicolor em apenas um ponto. Às vezes, um sofá vibrante, uma estante de livros chamativa ou até mesmo luminárias coloridas são capazes de revolucionar um cômodo de tons neutros.
Navegue pelos espaços abaixo e deixe as cores te inspirarem. Se quiser saber mais sobre os projetos de onde eles sairam, basta clicar na imagem ou no título.
Esta sala de estar parisiense traz uma boa lição para quem quer imprimir cor em um ambiente, mas sem pecar: escolha apenas um móvel vibrante e cerque-o com elementos em tons neutros. Neste caso, o sofá se torna o protagonista do local – um recurso muito utilizado na composição de quartos cinza.
Pontuar cômodos de tons naturais com elementos azuis é tática certeira para quem gosta do despojamento que casas de praia costumam carregar. Neste quarto, as superfícies brancas e beges ganham frescor marítimo ao serem colocados lado a lado com roupas de cama da cor do oceano. A textura rústica dos tecidos ajuda a imprimir o mood.
Neste loft industrial localizado em Jersey City, nos EUA, a rusticidade da parede de tijolos aparentes e do teto de madeira de lei ganha um splash de diversão graças às poltronas verdes. Como o restante dos elementos ali são monocromáticos, o resultado alcançado é impactante e supercontemporâneo.
As linhas finas e elegantes da decoração modernista ganham vida ao incorporarem elementos coloridos. Nesta sala de jantar, o jogo de cadeiras amarelas traz, ao mesmo tempo, a energia solar da nuance escolhida e a memória lúdica da infância, já que os móveis são típicos das escolas do passado.
5. Banheiro candy color
Apostar em cores ousadas para o banheiro é uma estratégia que, de forma alguma, interfere na sofisticação ou na calma que o ambiente deve possuir. O projeto criado por Andrea Marcante e Adelaide Tesla, na cidade de Turim, na Itália, mistura rosa e azul em versão pastel à paleta monocromática. As linhas retas e minimalistas do projeto asseguram elegância atemporal.
6. Buffet escarlate
Este apartamento paulistano orquestrado em tons de cinza ganha ousadia pontual ao apostar em elementos cromados e vermelhos. Na sala de jantar, o buffet geométrico quebra a monotomia dessaturada e origina um foco visual de atenção.
A casa da diretora de arte Caroline Gomez faz jus ao título que ela ostenta na vida profissional. Móveis, objetos e revestimentos bem escolhidos resultam em um clima leve e descontraído ao mesmo tempo. Na cozinha, com bancada de madeira e tampo branco, a grande estrela é a minigeladeira cor-de-rosa, que traz bom humor ao ambiente.
8. Arte profunda
A sala de estar criada pela por Katty Schiebeck, na Espanha, esbanja sofisticação minimalista. Linhas retas, espaços vazios e paleta concisa resultam em uma decoração sofisticada. Um único ponto de cor destila, no espaço, drama na medida certa: o quadro azul-marinho.
Pincelar pontos de cor em um ambiente cinza – tendência forte dos dias de hoje – é uma estratégia que pode tornar-se muito mais interessante quando os núcleos de ousadia aparecem em grande escala. Esta sala de estar, por exemplo, passa longe de ser óbvia ao temperar o décor de sotaque industrial com vermelho escuro e verde, que aparecem na estante embutida e nos desenhos do tapete.
Quando Leila Dionizios criou os interiores do lar de um famoso jogador de futebol brasileiro, orquestrou ambientes neutros, mas que, em alguns pontos, explodem em energia. Na sala de jantar que mescla branco e madeira a mesa desenhada por Guilherme Torres salpica, sem nenhuma descrição, um pouco de azul turquesa no ambiente.