Oferecer o tradicional brunch britânico em sua casa não é só gostoso, mas uma oportunidade perfeita para reunir em casa no domingo os amigos baladeiros do sábado à noite que levantaram taaarde.

Sabe por quê? Além de uma delícia, a refeição é uma (ultraconveniente) mistura de café da manhã e almoço, perfeita para o ritmo desacelerado do finde. “Normalmente, o horário agendado é por volta de umas 11h, 11h30 da manhã e ele se estende até o início da tarde, logo após o almoço, quando as pessoas chegam com mais tranquilidade”, explica a organizadora e decoradora de eventos Carla Del Lucchese, da Convicta Eventos.

O legal é justamente não ter hora para terminar. Afinal, quem toma brunch não almoça e pode “gastar” um tempão no tal get together. Ou seja, você e seus amigos terão um tempão para por o papo em dia. Vem descobrir como preparar o seu:

O melhor do café da manhã

Pense no que você gostaria de ter em uma mesa de café da manhã e busque alguns desses elementos. Claro, itens como frutas, sucos, chás, café e água são indispensáveis e fazem parte do básico. Mas dá para acrescentar outras guloseimas. Vale lembrar que quanto mais farta a mesa estiver, melhor!

A organizadora de eventos indica servir pães artesanais, brioches e croissants de vários tipos, recheados, salgados, de amêndoa, de chocolate, além de frios e alguns tipos de geleias mais elaboradas e patês. “São itens que comeríamos no café, para quem estiver mais disposto a comer comidas mais leves”, diz Carla. Se você quiser arrasar, pode incluir no seu cardápio ovos beneditinos, rabanadas e até tapioca.

O mix do almoço

Os pratos que devemos “roubar” do menu do almoço são sempre aqueles que geralmente são servidos como entrada. Por exemplo: tortas, quiches, salada verde, salmão defumado, etc. “Se quiser investir mais ainda, é elegantíssimo servir um caviar”, comenta Carla.

Saúde! Salud! Santé! Cheers! Prosit! Salute!

Para beber, todo bom brunch deve ter ao menos um espumante. “O ideal seria ter um prosecco italiano ou uma champagne francesa. Mas pode ser uma outra espumante, de preferência brut, mas vai do gosto de cada um”, aconselha. O “brut” mencionado é o tipo mais comum de espumante, com menos de 15 gramas de açúcar por litro de bebida. Os drinks também são bem-vindos. Os mais tradicionais são suco de tomate e bloody mary. E, como estamos no Brasil, por que não servir o trio parada dura: caipirinha, saqueirinha e caipirosca?

Let’s decorate

Por fim, não pode faltar cuidado com a decoração. “Na realidade, um brunch pode ter sim uma toalha branca e ter um tom mais clássico, como pode não ter toalha nenhuma, principalmente se a mesa for elegante, de vidro, ou branca. Vai tudo de acordo com a decoração”, comenta Carla.

Agora, flores são sempre boas coadjuvantes para enfeitarem a mesa. Cestinhas para pães são um charme. Se o brunch for temático e celebrar um chá de bebê ou aniversário, por exemplo, vale também fazer um varalzinho com o tema da festa, que pode ser desde o nome do bebê até um “feliz aniversário”.

 

Créditos: Revista Glamour