A Mercedes-Benz apresentou o facelift de meio de ciclo de vida do Classe S, seu sedã topo de gama, e tradicionalmente o carro que inaugura as principais inovações para o mercado. O novo Classe S traz uma série de novos recursos, alguns de condução semi-autônoma avançados, mas ele não é capaz de se auto-conduzir de forma autônoma como o faz o novo sedã super-luxuoso e quase autônomo Audi A8 lançado na semana passada.
Para ficar claro: neste novo Mercedes-Benz Classe S você não pode assistir um filme ou brincar com o seu filho em congestionamentos como você faria se estive a bordo de um Audi A8 (em situações específicas), pois a tecnologia de auto-condução do Classe S é de nível 2 SAE, enquanto a do Audi A8 é de nível 3 SAE (que permite ao motorista tirar as mãos do volante e a atenção da via).
Entretanto, o novo Classe S traz aperfeiçoamentos em relação ao que ele já oferecia. Há melhorias no Active Distance Control DISTRONIC, no Assistente de direção ativa, no Active Emergency Stop Assist e no Active Lane Changing Assist.
Apesar de serem recursos já presentes em outros modelos de luxo (e outros nem tão de luxo assim, como o VW Golf), mas o Classe S é capaz de ajustar sua velocidade de acordo com a velocidade de um veículo na frente, mudar as pistas assim que você liga a seta, reconhecer os sinais de estrada e desacelerar e parar o carro se detectar que o motorista adormeceu.
A nova Mercedes S-Class também lê o mapa à frente com o seu GPS e diminui a velocidade do carro caso detecte uma curva perigosa à frente, mesmo que o motorista não consiga vê-la visualmente (é basicamente o recurso de auxiliar de direção preditiva do Audi A4 e do VW Arteon).
O Mercedes-Benz Classe S adota também numerosas funções de conforto, como a leitura de estrada à frente para compensar de forma pro-ativa os solavancos, e que funciona a até 180 Km/h. Ele também ajusta dinamicamente a suspensão em curvas de estrada, compensando a oscilação da carroceria, fazendo com que os passageiros sintam as curvas muito menos.
A palavra-chave aqui é “conforto”, e há muito disso no interior. O carro vem com seis programas de bem-estar – “Frescura”, “Vitalidade”, “Alegria”, e assim por diante – que reproduzem músicas harmonizadas com iluminação de ambiente, massagem de assentos e ar condicionado. Esta funcionalidade atua em todos os assentos, mas sua disponibilidade depende do nível de equipamento escolhido.
O painel mantém o motorista informado por meio de duas telas de alta resolução de 12,3 polegadas e controle quase completo de tudo no volante. Os passageiros traseiros recebem telas de 10,2 polegadas e o sistema de hi-fi “High-End 3D Surround” tem potência de 1520 watts.
O sistema de infotainment pode ser controlado com comandos de voz ou conectando seu smartphone a ele. E você pode ligar para um concierge pessoal para fazer uma reserva de restaurante ou para ajudá-lo a chegar até um teatro ou restaurante (como o sistema OnStar da GM).
Por fora, o Classe S 2018 é, bem, clássico, sem grandes diferenças em comparação com a anterior. As mais notáveis são a grade frontal mais intrincada e os novos faróis LED “multi-feixes”. Nesta classe de carros, a sutileza é bem-vinda, de modo que seus compradores dificilmente reclamarão do visual.
Se todos esses itens ainda parecem insuficientes, pode-se optar pela versão Maybach, que é um pouco mais longa e um pouco mais agradável do lado de fora, e muito mais agradável por dentro, especialmente para os passageiros traseiros (que é onde os proprietários deste carro normalmente estarão sentados). Assentos ajustáveis de todas as formas possíveis e concebíveis, espreguiçadeiras com ajuste elétrico, detalhes em madeira e flautas de champanhe artesanais (opcional) banhadas a prata.
O Mercedes-Benz Classe S 2018 começa no S 450 com um motor de seis cilindros eletrificado que desenvolve 367 cavalos, enquanto o S 500 que possui uma potência de saída de 435 cv. Já o S 560 vem com um motor V8 de 469 cv, e o S 600 o mesmo V8 mas com 530 cv.
O topo de linha, Maybach S 650, adota um V12 de 630 cv. Aqueles que preferem motores diesel podem optar pelo S 350 d 4MATIC ou o S 400 d 4MATIC que desenvolvem 286 cv e 340 cv, respectivamente.
Conclusão
O Novo Classe S chega com aperfeiçoamentos e um monte de frescuras nesse facelift de meio de ciclo de vida, mas ele perdeu o seu tradicional posto de líder em tecnologia para o novo Audi A8 que foi apresentado na semana passada.