Hellen Lopes
Longas filas na porta, os que chegam por último perguntam: “ainda há ingressos?” O burburinho é grande. Os bons tempos do Teatro Dulcina de Moraes parecem que estão de volta. Estamos falando do espetáculo O Assassinato ou O Rouxinol e o Escorpião. O trabalho resultado de um estudo sobre o amor e a violência conta a direção do professor Fernando Guimarães, que há mais de 15 anos leciona na instituição de ensino. O elenco é composto por alunos e profissionais da cidade, como convidados. A peça, em curta temporada, poderá ser vista pelo público brasiliense somente até este domingo (16), sempre, às 20h.
A narrativa se passa em um jardim de uma casa onde várias histórias de encontros e desencontros se entrecruzam. A dramaturgia construída a partir de autores como Alejandro Jodorowsky, David Foster Wallace, Marguerite Yourcenar, Nelson Rodrigues e Sergi Belbel mostra temas que, em comum, o estado exacerbado dos personagens.
Um professor de arte reencontra a ex-amante e fala sobre cheiros íntimos, duas mulheres revivem uma história do passado, a mãe que compra o amor do filho com dinheiro, são algumas das cenas que compõem o painel humano mostrado no trabalho. “ No projeto pensamos em discutir questões como a falta de escuta com o outro, de respeito, de privacidade e principalmente da violência, a que somos submetidos cotidianamente, física e verbal que são hoje a tônica em nossa sociedade contemporânea” , afirma Fernando Guimarães.
O professor e diretor estreou com a própria Dulcina de Moraes e ainda se mostra surpreso com a realização deste tipo de projeto. “Somos submetidos a várias adversidades internas e externas. Fazer arte no Brasil, em Brasília, no Teatro Dulcina é sem dúvida um ato de resistência”, conclui. O espetáculo O Assassinato ou O Rouxinol e o Escorpião é uma dica para o fim de semana.
Serviço:
Direção | Prof. Fernando GuimarãesDramaturgia | Adair Oliveira, Carlos Neves e Fernando Guimarães (a partir dos autores Alejandro Jodorowsky, David Foster Wallace, Marguerite Yourcenar, Nelson Rodrigues e Sergi Belbel)
Elenco | Adair Oliveira, Aline Cacau, Bruna Martini, Camila Meskell, Camila Kirsche, Edi Cândido, Edmar Oliveira, Eduardo Jayme Juliana Plasmo, Lemar Rezende, Kaiki Mattheis e Marília Mangueira
Quando | Hoje e domingo, sempre, às 20h
Onde | Teatro Dulcina (Setor de Diversões Sul, Bloco C, Edifício FBT)
Quanto | Livre (retirada de senhas com uma hora de antecedência)
Informações | 3322-4147 – 3223-0175
Classificação indicativa | 16 anos
Fotos | Dani Azul e Luciano Sartoryi