Quando convidada para indicar os vinhos que podem harmonizar com as receitas à base de carne elaboradas pela chef Daniela França Pinto para a reportagem Par perfeito – publicada na Menu de julho (edição 219) -, a responsável pelos vinhos do restaurante paulistano Cortés, Luciana Bernardes, logo perguntou: “Mas e a cerveja?”. Com cursos de especialização nas duas áreas, ela defende que há pratos de carne bovina que funcionam melhor com a bebida.

Para quem não tem dúvidas disso, ela sugere os estilos de cerveja que combinam com as receitas do Cortés. No ancho grelhado, ela indica uma American India Pale Ale e explica: “O amargor do lúpulo torna essa cerveja refrescante para a gordura marmorizada da carne e as notas carameladas do malte harmonizam com o tostado da carne”. No baby beef com molho poivre, sua dica é uma Ale Trapista, do estilo Dubbel, que tem notas de malte caramelo que combinam com a doçura da carne e notas de condimentos, que casam com o molho poivre.

Na rabada com purê de inhame, a sugestão é o estilo Doppelbock, uma lager escura, com notas de malte tostado, que harmonizam com a carne, e também nuances frutadas que casam com o puré. No bouef bourguignon, a pedida é a belga Flanders Brown Ale, com notas de caramelo, malte e ervas, que combinam com a cremosidade do molho, e notas rústicas que vão bem com o toque terroso do prato. No assado de tira com parilla de legumes, o estilo American India Pale Ale tem lúpulo predominante, que harmoniza com os legumes tostados e malte caramelizado, para combinar com a carne. Por fim, o chorizo com farofas e molho chimichurri pede uma English India Pale Ale, com notas de caramelo, para combinar com o tostado da carne e lúpulo mais herbal e terroso, que harmoniza com o molho.

 

Créditos: Revista Menu