Com uma consultoria de imagem e estilo que cuida mais de gente do que de roupa, trabalhando autoconhecimento para alcançar resultados em autoestima, acabo mergulhando nas emoções das mulheres e percebo como o complexo de inferioridade está presente nas nossas vidas.
Quando comentei que gostaria de falar sobre isso, fiquei impressionada com a quantidade de mensagens que recebi de mulheres dizendo que, sim, elas reconhecem que se sentem inferiores. Como podemos, então, se livrar desse complexo?
A falta de amor próprio é a principal causa que leva uma pessoa a se sentir inferior. Por não conhecer o seu valor, ela não é capaz de se amar, criando o hábito de se diminuir e se anular.
Existem alguns comportamentos adotados por quem tem esse complexo, os principais são: hábito de se comparar com os outros, busca por reconhecimento, preocupação excessiva com a opinião dos outros, mania de apontar defeitos nas pessoas para se proteger, sentimentos de incapacidade e inferioridade, sensibilidade a críticas, baixa autoestima, vitimismo e perfeccionismo.
Você reconhece que tem algum ou alguns desses comportamentos? Eu reconheço. Mas existem algumas atitudes que, se adotadas, podem nos ajudar e nos livrar do complexo de inferioridade.
A primeira delas é: Pare de se comparar. A comparação nunca é positiva. Elas fazem você se sentir superior ou inferior. Nenhuma delas serve a um propósito útil.
A segunda é: Reconheça seu valor. Você precisa ter consciência do seu potencial para se sentir segura. Faça uma lista de tudo o que ama sobre você mesma e tenha esses itens sempre em mente. Ninguém é perfeito! Tire o foco do que está errado. Você realiza tantas coisas tão bem! Reconheça o seu potencial.
Terceiro: Valorize suas conquistas. Escreva sobre suas conquistas ao longo da vida e sempre que se sentir incapaz, reveja sua lista e lembre-se como você é uma pessoa fantástica.
E, por último: Reveja suas crenças. Quantas coisas você deixa de realizar por não se sentir capaz? Quais pensamentos que limitaram você? Onde essas crenças limitantes nasceram? A insegurança pode ser apenas uma forma de pensar, substitua as crenças limitantes por crenças positivas.
Se você adotar essas atitudes, verá quantos motivos você tem para confiar em si mesma e se sentir capaz.