O XC40 de produção apareceu em suas primeiras imagens graças a um vídeo liberado pela subsidiária da Volvo na Hungria, bem antes da apresentação oficial, marcada para o dia 21 de setembro. O material mostra que o visual manteve boa parte do estilo do conceito 40.1, apresentado em 2016. O XC40 será o primeiro carro construído sobre a nova plataforma modular compacta (CMA – compact modular architecture) do fabricante sueco e a chegada ao mercado brasileiro está confirmada para março de 2018.

As primeiras fotos mostram um modelo equipado com o pacote R-Design, mais esportivo. Além disso, o emblema aponta a versão T5 Twin Engine, que conjuga um motor convencional a outro elétrico, como é nos maiores XC60 e XC90, já vendidos no Brasil. O híbrido deve ser do tipo plug-in, cujas baterias têm maior autonomia e podem ser recarregadas diretamente na rede elétrica.

Pelo que Autoesporte apurou com fontes ligadas ao fabricante, o motor 1.5 turbo de três cilindros não está previsto para o nosso mercado, a expectativa é trazer duas configurações já homologadas. O T4 conta com motor 2.0 turbo de 190 cv e 30 kgfm e deve chegar com preços próximos de R$ 150 mil. Já o top de linha T5 usa o mesmo 2.0 turbo de 245 cv e 35 kgfm. Ambos serão associados ao câmbio automático de oito marchas. Tração integral de série deve vir nos mais caros.

O estilo realmente ficou muito próximo ao do conceito. Os faróis têm leds no formato de martelo de Thor, como a Volvo chama a assinatura de estilo. Tal como nos crossovers maiores do fabricante, as lanternas são prolongadas nas colunas C e avançam também sobre a tampa do porta-malas.

Basta olharmos para as imagens capturadas do interior para vermos que a inspiração no XC60 e XC90 está igualmente presente na cabine. A central multimídia verticalizada está lá, mas será em tamanho menor. Outro item advindo dos Volvo mais sofisticados é o painel digital. Como o modelo vazado é o top de linha, ainda não sabemos se o quadro digital estará em todas as configurações.

O nível de acabamento promete ser elevado, os materiais parecem de ótima qualidade pelos frames. O vídeo deixa antever itens como o freio de mão eletrônico e carregador de celular por indução – daqueles que não exigem cabos. O porta-malas contará com divisória para repartir a carga e rebatimento na escala 60:40.

Da mesma maneira, os recursos de segurança dos Volvo mais caros também serão oferecidos no XC40, entre eles, o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, capaz de seguir as faixas e manter a distância do carro que vai à frente, deixando a direção, aceleração e frenagem a cargo do carro. A frenagem automática para pedestres City Safety também será oferecida, entre outros itens.

Créditos: Autoesporte