Enquanto alguns reclamam da pele oleosa, que é mais propensa a acne, outros sofrem com os incômodos que a pele extremamente seca pode causar. Segundo a dermatologista Márcia Linhares, além do ressecamento, a pele seca pode apresentar um aspecto áspero e placas esbranquiçadas, que, às vezes, causam prurido (coceira).

Para aliviar quem sofre com a pele repuxada, reunimos abaixo dicas de especialistas que vão além do “beber água” e “abusar do protetor solar”. Aproveite!

Evite ácidos e fórmulas com álcool

“Quem tem pele seca não tem a barreira de proteção adequada, o que facilita o surgimento de alergias e infecções”, explica a dermatologista Thais PepePor isso, é importante evitar produtos que contenham álcool na fórmula, já que é uma substância muito detergente e resseca ainda mais a pele.

Thais também recomenda evitar o uso de ácidos – se for inevitável, prefira aqueles de concentração mais baixa. Na hora do banho, sabonetes de pH neutro são os mais indicados, já que os de pH alcalino removem o manto lipídico (a barreira que protege a pele).

Hidratação com cremes

Esta é a palavra de ordem para quem tem pele seca. Para caprichar na hidratação, Thais indica cremes e loções cremosas à base de ureia (a concentração deve ser de, pelo menos, 10%) ou glicerina. Mas a dermatologista faz um alerta: se a pele estiver machucada e com fissuras em função do ressecamento, não é recomendado o uso de produtos à base de ureia.

O hidratante deve ser aplicado logo após o banho (nesse momento a absorção é mais eficaz) e antes de dormir. Pode abusar!

Hidratação alternativa

Não são apenas os cremes que podem ajudar nessa missão. As clínicas dermatológicas oferecem injeções de ácido hialurônico, que promovem uma hidratação mais profunda e melhora a qualidade da pele. Segundo Márcia, a substância dura oito meses no tecido e melhora a aparência de rugas. Indicado para a região do colo e para o rosto, o tratamento custa de R$ 800,00 a R$1.200,00 por sessão – a periodicidade ideal da aplicação é uma vez por mês em um total de três meses.

Outra opção para estar com a pele sempre hidratada é o uso oral de cápsulas – como a Hydratée, da Nutricé, vendida no Brasil –, que reúnem a ação antioxidante da luteína com vitaminas E e C. Segundo Thais, essa é uma boa opção para quem passa o dia em um ambiente com ar condicionado, que resseca a pele.

Por fim, Márcia cita a boa e velha máscara caseira para hidratar o rosto. A dermatologista dá a receita: misture abacate com um pouco de óleo de glicerina, uma colher de mel e algumas gotas de qualquer creme hidratante. Na aplicação, basta deixar agir por 15 minutos e lavar. Fácil e eficaz!

Cuidados no banho

Se você gosta de passar horas debaixo do chuveiro vendo a água quentinha correr, pode se despedir da prática: os banhos demorados e com água muito quente – que tira o óleo natural da pele – são contraindicados para quem tem a pele seca. Márcia diz que, por se tratar de uma pele sensível, o uso de buchas e esfoliantes também não é indicado, já que pode irritar a pele. “Quanto menos esfregação houver durante o banho, melhor“, diz a dermatologista.

Os sabonetes mais indicados, segundo a especialista, são aqueles mais oleosos, geralmente à base de glicerina. Passe longe dos produtos à base de enxofre e ácido salicílico.

Os óleos de banho também são uma opção para deixar a pele ainda mais sedosa e cheirosa. Márcia indica aplicar sobre o corpo antes de ligar o chuveiro, para que o produto proteja a pele durante o banho. Aposte naqueles à base de óleo de semente de uva, ureia, vitamina E e ceramidas. E abuse do hidratante após o banho!

Maquiagem

A hidratação profunda é ainda mais necessária quando a pele recebe muita maquiagem. “Se a pele não estiver hidratada, a maquiagem pode ‘craquelar’ e dar uma impressão de envelhecimento“, explica Thais.

A especialista recomenda o uso de um primer hidratante antes do make e o BB Cream, o novo queridinho das fãs de beleza que uniformiza a pele, hidrata e tem ativos na composição – ou seja, também trata a pele.

Produtos líquidos são sempre mais eficazes que os pós para quem tem pele seca e, ainda segundo Thais, o demaquilante mais indicado é o em creme.