Em Marrocos, é tempo de colheita do argan, fruto considerado uma das joias do país ao lado da arquitetura, da moda e da gastronomia. Foi justamente essa profusão de riquezas que levou até lá o stylistLeo Neves e a designer Betina de Luca, que, depois de viajarem para Bali em 2016, embarcaram para o destino norte-africano em março deste ano para criar a segunda coleção colaborativa para a WaiWai.

A marca, fundada por Leo em 2015, conquistou o coração das cariocas antenadas e também de fashionistas ao redor do globo, como Bianca Brandolini, com suas bolsas de fibra orgânica que já passaram por lojas como a 10 Corso Como, de Milão.

Um dos looks da coleção da WaiWai, que chega este mês às lojas (Foto: Divulgação e Reprodução)

Os 40 itens, entre roupas e acessórios, são resultado de uma imersão de dez dias da dupla ao lado da portuguesa Monica Penaguião, dona da ótimaPoeira Design, com lojas em Lisboa, Rio e São Paulo.

O roteiro incluiu Uarzazate, Skoura e uma noite no Saara, com direito a jantar sob as estrelas do deserto, no hotel Dar Ahlam. “Não deixe de fazer um dos tratamentos do spa de lá, com óleo de oliva. São incríveis”, conta Leo.

Betina, Leo e Monica Penaguião no Saara. Ao lado, trançado de vime no caminho para o deserto e o restô do hotel La Maison Arabe (Foto: Divulgação e Reprodução)

“Começamos nossa pesquisa pela tapeçaria berbere e nos encantamos. As padronagens são antigas e, ao mesmo tempo, parecem contemporâneas. Foram as inspirações de nossas estampas”, explica Betina.

Monica, apaixonada pelo tema, também aproveitou a viagem para levar uma seleção apurada de tapetes marroquinos para suas lojas, à venda a partir deste mês. Para encontrar as melhores peças, o trio visitou pequenas vilas no caminho do deserto a partir de Skoura, ao sul do país, passando pelas lojas de Soufiane Zariib e Mustapha Blaoui, no centro histórico de Marrakech. “O barro usado nas construções dos vilarejos foi um elemento muito inspirador”, completa Monica.

Almoço em frente ao lago Uarzazate, no sul de Marrocos. À direita, o Café Bousafsaf, do Jardim Majorelle, em Marrakech (Foto: Divulgação e Reprodução)

Em Marrakech, o grupo hospedou-se no Riad de Tarabel. “É sofisticado, sem perder o charme local. Preste atenção no lindo jardim de laranjeiras”, conta Leo. A trupe também visitou a Au Fil d’Or e a Beldi, lojas no Souk Semmarine, um dos mercados must-see da cidade.

Ainda na medina, não deixe de conhecer o Café Bousafsaf, no Jardim Majorelle (propriedade comprada por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé nos anos 80) e o restô do hotel La Maison Arabe.

“Um dos principais bordados da parceria foi inspirado em uma ilustração do menu do restaurante La Famille, que também é imperdível”, conta Leo. O resultado da aventura pode ser encontrado a partir deste mês no e-commerce da WaiWai e em multimarcas, como Moda Operandi, KA Store e Gallerist.

Créditos: Vogue